quarta-feira, 6 de março de 2013

TV Social


Pela Revista Tela Viva - Setembro 2012 - #230

Durante a ABA Mídia 2012 - evento promovido pela Associação Brasileira de Anunciantes, em São Paulo - a gerente de consumer insight do IBOPE Media, Juliana Sawaia, apresentou a pesquisa concluída em agosto deste ano sobre o tema social TV. O Estudo Social TV - O consumo simultâneo de Internet e Televisão no Brasil apontou que 43% da amostra assiste televisão e navega na web simultaneamente, sendo que 29% destas pessoas comentam na Internet sobre o que estão assistindo. Entre os usuários que assistem e comentam ao mesmo tempo, 80% aformaram já ter mudado de canal motivados pelos comentários de outros usuários. A pesquisa ainda trouxe informações sobre o relacionamento das marcas com as redes sociais: segundo o estudo, 65% dos internautas buscam ações e promoções específicas ao seguir uma marca. Além disso, 89% dos entrevistados levam em consideração a opinião de outras pessoas nas redes sociais antes de fazer uma aquisição, sendo que as categorias mais pesquisadas são eletrônicos ( 66%), serviços de telecomunicação (51%), turismo (37%) e entretenimento (36%).

Prezadas e Prezados, se essa é uma tendência que se confirme, como ficará o telejornalismo?

23 comentários:

  1. Com a tendência de centralização na rede para os mais variados fins, o telejornalismo deve buscar o diferencial no aprofundamento das apurações, ser mais ágil nas postagens.

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  2. O telejornalismo deverá seguir este mesmo "esquema". Aliás, hoje é impossível fazer tv sem internet. As emissoras já perceberam isso e já começam a se movimentar buscando aproximar o internauta e o telespectador. Uso de hastags e a velocidade de postagem na internet são os primeiros sinais dessa nova 'era'.

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  4. Quanto ao telejornalismo a tendência é interagir cada vez mais com os internautas como já é feito em suas páginas na web, e também atender a massa da população que não tem acesso a internet e é no telejornalismo e na televisão que encontra entretenimento.
    A internet é um meio de comunicação cada vez mais utilizado.Para a televisão, a internet é uma forma de feedback ou consulta de audiência mais rápida e eficaz.

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  5. O telejornalismo seguirá a tendência que as redes sociais estao promovendo junto a Tv. Cada vez mais, as pessoas vão aderindo à essa ideia, e isso é muito bom pro telejornalismo, na minha opiniao. Pois aproxima o publico com a equipe de um telejornal, e isso ajuda a producao do programa a saber quais conteudos as pessoas gostam mais de saber em um telejornal. Essa aproximação entre web e tv ajudam a selecionar melhor o conteudo a ser mostrado, evitando que as pessoas troquem de canal por ja saberem onde os assuntos interessantes para elas estão sendo mostrados.

    Ass. Arthur Henrique Costa

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  6. Como a internet é um meio de comunicação rapido e eficaz, o telejornalismo vai tendo que se adequar aos poucos a essa nova forma de comunicação direta. E com essa forma do publico podendo das opiniões e indicações de algo que se faz necessário para tais pessoas. Assim não tendo a preocupação de procurar por diversos canais o que quer. Pois já estará de alguma forma informado com o que sera transmitido.

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  7. O telejornalismo não perde lugar na minha opinião.
    Ele tende a acompanhar esta tendência e ainda por cima pode com certeza criar uma ponte entre internautas e telespectador, aquele que não abre mão de jeito nenhum de seu tradicional jornal. Internet hoje é o que manda no mercado, a televisão hoje se faz com ajuda da internet. A apuração da noticia pode se dar por meio da internet. O que deixa a tv mais interativa.

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  8. Acho que o telejornalismo nunca perderá o seu espaço, porém ele tem que acompanhar essa evolução midiática para não ficar para trás. A internet pode ser um aliado da TV, pois o contato que ela tem com o público é muito maior e isto pode ajudar na hora do feedback.

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  9. As redes socias já são complemento de muitas emissoras, que utilizam da mídia digital para divulgar seus programas e aprofundar o conteúdo. Não só os programas pops, mas também os telejornais já estão incluídos, e além da área institucional os própios âncoras e repórteres também usam da internet para complementar o trabalho.

    Ass: Lorraine

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  10. Concordo com Denielson,porém ao aproximar os internautas do telejornal cada vez mais, "cria-se"um risco no momento em que a matéria for exibida e conter algum erro de apuração, como aconteceu no domingo ultimo no Fantástico ao apresentar uma matéria sobre o papa e sobre a escolha do seu nome. Internautas(evangelicos/catolicos)criticaram a gafe cometida na materia. Foi necessario os jornalistas responderem e colocarem o ponto de vista fazendo mea culpa.

    Ass: Felipe Rezende

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  11. Com o crescimento das mídias digitais, principalmente as redes sociais, é quase inevitável fazer essa ligação com o telejornalismo. A internet é algo que está presente o tempo todo com grande parte da população, já que celulares, hoje em dia, tem acesso a ela o tempo todo. Deixar de lado a internet é, também, deixar escapar a oportunidade de expandir seu conteúdo.

    Compartilhamentos e comentários dos vídeos na internet, não só trazem um feedback, como divulgam o conteúdo. A partir deste retorno, a emissora pode trabalhar melhor com o público alvo e procurar atingir outros públicos.

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  12. A tendência é que o telejornalismo se torne cada dia mais interativo. Por meio das redes socias, um programa de TV pode conseguir um retorno sobre a audiência de uma reportagem e sua repercussão pelos comentários dos internautas e telespectadores. A internet é um meio muito utilizado, se ela for usada na TV para interagir com o público irá facilitar a produção dos programas, pois o telespectador pode por exemplo sugerir pautas de interesse público, além de opinar sobre o que foi exibido.

    Ass: Camila Borges

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  13. As redes sociais estão presentes cada vez mais na vida dos brasileiros e é evidente a interferência que ela tem sobre a TV. Acredito que para o telejornalismo isso é uma boa parceria, já que assim teremos notícias mais interativas, um feedback muito maior do que a audiência, e um jornal que será mais bem aceito a partir do momento em que aceitar as críticas feitas na web.
    Meyre Ellen

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  14. O telejornalismo seguirá a tendência que as redes sociais estão promovendo junto a TV. Cada vez mais, as pessoas vão aderindo à essa ideia. Aliás, hoje é impossível se fazer TV sem internet. Sabendo disso, as emissoras já começaram a se aproximar do internauta e o telespectador. Com a velocidade das postagens e o uso das hastags utilizadas nas postagens na internet já indicam os sinais do ’novo tempo’.

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  15. O telejornalismo se adaptou ao modelo das mídias convergentes, e isso não vem, de maneira nenhuma atrapalhar a sua função ou credibilidade.
    Essa interação torna o telejornalismo mais crítico, democrático onde a voz do telespectador ganha peso.
    Essa adaptação foi facilmente aceita por ambas as partes, os telespectadores se tornaram críticos de programação e as TV's encontram uma força de medir, quantitativamente aquilo que está ou não agradando, o que dá ou não retorno, entre outras participações.
    Com a convergência das redes sociais ficou mais fácil a identificação com o público.

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  16. Os meios de comunicação de um modo geral precisaram se adaptar à internet, adequando sua programação aos meios digitais e oferecendo aos telespectadores a oportunidade de interação pela web e pelas redes sociais, isso facilita entender o que o público espera e não o afastar. Não consigo imaginar uma proporção de 80% das pessoas trocando de canal porque alguém postou na rede que um programa está ruim, de maneira alienada como me pareceu acima, mas imagino sim muita gente colocando em um canal X por curiosidade após algum comentário. Acredito que se o telejornalismo perceber as redes sociais e a internet no geral como aliada eles podem caminhar muito bem juntos.

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  17. Acredito que as mídias sociais se abrindo como uma ferramenta de constante presença na televisão, não atrapalha de forma nenhuma o modo de se fazer Telejornalismo, pelo contrario, se formos pensar em convergência de mídias, as interações entre os telespectadores via internet, torna a notícia mais democrática e participativa. Não teria mais graça se não tivéssemos os dois modos de informação trabalhando simultaneamente, portanto, TV e Internet é um casamento perfeito.

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  18. O telejornalismo e a internet tendem a se complementar cada vez mais. O telejornalismo dificilmente sobreviverá, pelo menos com uma alta audiência, sem ouvir os internautas. As redes sociais vieram, acredito, para ampliar o jornalismo e pautá-lo muitas vezes. Essa interação entre o receptor e o interlocutor tende a somente beneficiar a sociedade.

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  19. Para ilustrar esse post, um bom exemplo é a Novela Avenida Brasil, quando eu não tinha a oportunidade de assistir a novela, acompanhava o decorrer da trama através do twitter. Que por diversas vezes pensei que fosse sair do ar quando começava a trama.

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  20. A interação é a bola da vez.
    Diversos programas de TV já estão entrelaçando laços com internautas através de mensagens "en vivo", onde o internauta posta uma informação direcionada ao programa e o âncora pode ler e aproximar o telespectador do programa.
    Programas como: "Encontro Com Fátima Bernardes", "Arena Sportv", "The Voice", utilizam desse tipo de interação para "dialogar" e prender o telespectador.
    Outros pontos também são observados, como:
    -postagem de programas em vídeo após a data de apresentação
    -atualizar e seguir em redes sociais todas as novas informações sobre o programa.
    A TV vem se readequando e quem ganha é o telespectador.

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  21. Na minha opinião, a internet irá completar a TV pelo menos por umas boas décadas ainda. O Brasil não tem estrutura pra manter o país só com a banda larga. E também por meio da internet podemos complementar o que vimos na Tv. Um exemplo recente é o caso do goleiro Bruno. Durante o julgamento tínhamos chamadas nos telejornais a toda hora, mas se quiséssemos saber detalhes é só acessar a internet.

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  22. Com a mudança da forma que se mede o ibope e com a força de comunicação e comercial que a internet tem, o jornalismo deverá se adaptar às novas mídias. Isso implicará até mesmo na forma que se dá a notícia, já que se trata de um público em posição diferente ao que está a frente de uma TV ou de um jornal impresso.

    Felipe Xavier

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  23. Com certeza a internet pode ser, se já não é, uma grande aliada do telejornalismo, o que resta é saber explorar essa tendência.

    Mara Prata

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