terça-feira, 26 de março de 2013

Em três anos, 69% dos consumidores brasileiros trocaram de TV


Por Bruno Borin - Tela Viva News - Mercado - 18/03/2013


Um estudo anual realizado pela empresa CVA Solutions aponta que, nos últimos três anos, 69% dos consumidores do Brasil trocaram de aparelho de televisão em suas casas. Segundo o sócio-diretor da empresa, Sandro Cimatti, esta mudança reflete uma expansão que o mercado vêm apresentando, graças aos eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos no Brasil. De acordo com a pesquisa, o número de televisores Flat (ou de tela fina) passou de 28,9% para 79,2% dos lares brasileiros. Em contrapartida, os aparelhos de TV em tubo caíram de 71,1% para 20,8%.

Realizada em fevereiro deste ano, a pesquisa contemplou 7.090 consumidores de todo o País, e apontou que o setor de televisores foi o 7º melhor avaliado entre 37 setores da economia analisados – com uma nota de 8,45 (em uma escala de 1 a 10). Baseado na nota de custo-benefício percebido pelos consumidores, o valor percebido do segmento fica acima do de Veículos Pesados/Caminhões (8,38) e de Internet Banda Larga (6,32).

O estudo ainda apontou o crescimento de novas tecnologias nos lares brasileiros: dos 5.600 entrevistados que possuem como televisor principal um aparelho de tela fina, 30% têm Smart TV, sendo que 66% deles utilizam a tecnologia em média 1,9 vezes por semana (o que indica oportunidade de crescimento). A função 3D aparece em 14% das TVs e é utilizada por 76% dos entrevistados que possuem aparelhos com essa função.

No que diz respeito aos hábitos de consumo dos brasileiros, mais novidades: 35,6% dos entrevistados adquiriram seus aparelhos pela internet, sendo que 95% deles procuram um aparelho com tecnologia Full HD em sua próxima compra, e 85% desejam uma Smart TV. O estudo ainda mostra que 53,7% dos entrevistados comprariam um televisor da mesma marca que já possuem, sendo que a mais recomendada é a Sony, com 79,6%.

Força da Marca e Valor Percebido

Dentre as marcas citadas pelos entrevistados, a pesquisa apontou que a maior Força de Marca (índice medido pela atração menos a rejeição de clientes e não clientes) é da Sony, com 23,9%, seguida da Samsung (25,1%), LG (12,5%) e Philips (8,6%). O maior índice de rejeição ficou com a CCE, com -36%. Já entre o Valor Percebido (medido através da relação custo-benefício percebida pelos clientes), a Panasonic lidera com um índice de 1,02, seguida pela Samsung, Sony e Philco (1,01) e LG e Semp Toshiba (1,00).

Prezadas e Prezados, em contraposição à postagem anterior, comentem essa notícia e qual o impacto no telejornalismo.

24 comentários:

  1. Sinceramente, não vejo o menor impacto, no atual cenário. O aumento das vendas (trocas) reflete ao atual momento economico vivido pelo Brasil e, a meu ver, em nada prejudica ou contribui com o telejornalismo.

    Não acho que isso está interferindo ou irá interferir porque, diferente de vários países, a televisão ainda é um veiculo de massa aqui no Brasil. Em contra partida, o IBOPE já apontou redução na audiência do Jornal Nacional, enquanto SBT Brasil, Jornal da Record, Jornal da Band e Rede TV News não apresentaram crescimento no periodo.

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  2. A medida em que o brasileiro investe na troca do seu aparelho de televisão,aderindo a novas tecnologias e modelos, não vejo impacto no telejornalismo ou nos programas televisivos atuais.
    Como já disse em outra postagem a televisão faz parte da cultura do brasileiro e até hoje tem se relacionado bem com outros veículos como internet.

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  3. Como foi dito na notícia, essa mudança veio, principalmente, pelos grandes eventos esportivos que estão para acontecer, mas mesmo não sendo o principal motivo, acredito que o telejornalismo na tv aberta ainda tem e terá um grande e fiel público. Lembrando que nem toda a população busca notícias na internet ou lê um jornal impresso.


    Ass: Lorraine

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  4. Esta mudança não influencia ou cria impacto no dia a dia referente ao telejornalismo. O que realmente mostra é que o brasileiro esta investindo mais em tecnologia. Mesmo que as vezes ele não saiba como usar o que foi adquirido. Não vejo que esta troca tenha ou traga impacto no telejornalismo ou em qualquer outro programa televisivo. Este impacto só ocorre, segundo o texto devido aos grandes eventos esportivos que estão chegando. E depois, será que terá tanta importância a troca dos televisores na casa dos brasileiros?

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  5. Concordo com meus colegas de classe, não acho que o aumento da troca de tvs não influenciará no telejornalismo.A população aproveitou os descontos e adquiriu os aparelhos.


    Ass: Felipe Rezende

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  6. A grande demanda de aparelhos televisivos influenciará no telejornalismo de uma certa forma. Creio que as pessoas estão tendo mais acesso ao telejornal exatamente pela facilidade em acompanhar programas de TV hoje em dia... em celulares, gps, computadores, etc. Junto com os descontos aproveitados pelos consumidores, aumentou o acesso da população aos telejornais.

    Ass: Arthur Henrique Costa.

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  7. Muitas pessoas deixaram o costume de ler jorna
    is ou ouvir as noticias no velho radinho de pilha de lado para aderir a absorção de noticias via TV. Os preços das TV's estão mais acessíveis para o povo brasileiro e hoje podemos ter acesso à telejornais por vários meios de mídia. Logo, creio que os telejornais estão sendo mais vistos do que antigamente, aumentando assim a audiência desses programas jornalísticos. A qualidade nas imagens aumenta o número de telespectadores.

    Ass: Camila Borges.

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  8. O design e a tecnologia, a cada dia que passa atingi mais e mais pessoas, de diversas classes sociais. E melhor ainda isso tudo aliado a internet. Acredito que o aumento das vendas dos aparelhos televisores não causa nenhum impacta no telejornalismo, e se impactar será na maneira que ele será produzido daqui a alguns anos, com o fato desses televisores a cada dia que passar, tornarem-se muito mais interativos. É a definitivamente a democratização do design.

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  9. Todo avanço tecnológico deve ser acompanhado de adaptações. As novas ferramentas sempre contribuem para o aprimoramento em todos os campos e no telejornalismo não é diferente. Cada seguimento da sociedade tem tem seu foco de interesse tanto na produção como no consumo.

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  10. Não há como negar a paixão do brasileiro pela televisão visto, inclusive, os dados estatísticos acima citados. O aumento de televisores inovadores, com novas tecnologias sem dúvida, com o tempo irá alterar a forma com que vemos o telejornalismo. Há alguns canais que já possuem interatividade com o telespectador, deixando disponível maiores informações sobre determinadas matérias abordadas. Com o tempo e com a maior demanda da população a tendência é que sejam criadas novas formas de se comunicar as notícias, não eliminando o formato já existente do telejornal, mas sim complementando-o.

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  11. A imagem da matéria abaixo contradiz com esta matéria. Mas acho que as coisas não são tão cruéis como a imagem mostra. Apesar de que o uso de computadores-internet tenha crescido muito esses últimos anos, a TV também não ficou para atrás. As pessoas gostam de misturar os dois meios, pois um complementa o outro. Por este motivo, acho que o telejornalismo não sofre nenhum perigo, porque a TV irá transmitir a mensagem de forma básica, e a internet irá complementar, oferecendo links relacionados e outros casos parecidos, deixando o telespectador-leitor mais interessado, ou vice-versa.

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  12. Acredito que a televisão brasileira ainda tem uma vida muito longa, mesmo com todos os novos meios. Acredito que a TV funciona como a base de informação da família brasileira, e que ainda hoje temos a internet como complemento das notícias.
    As novas televisões seguem a tecnologia cada dia mais avançada, e acredito que ajudarão os telejornais a dar notícias mais interativas.
    Meyre Ellen

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  13. A mudança veio devido aos grandes eventos esportivos que estão por acontecer, devido a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, mesmo sendo o principal motivo, o telejornalismo na TV aberta ainda tem e terá o seu público alvo grande e fiel. Não podemos esquecer que nem todo brasileiro tem acesso (ou não tem conhecimento básico) para buscar notícias na internet e muitos não tem o habito de ler jornais impressos.

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  14. A relação do aumento de vendas de televisões para os brasileiros, mas tem a ver com a tradição que o brasileiro tem com o aparelho presente em suas casas do que com o fato de afetar o telejornalismo.
    Os aparelhos de TV estão se modernizando e adquirindo funções, como bem aponta a pesquisa que diz que 85% dos compradores optaram pelo modelo Smart TV que permite conexões com a internet. Isso mostra que a televisão ainda mantém um grande espaço na cultura brasileira, e só agrega quando falamos em convergência de mídias.

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  15. Não percebo impacto no telejornalismo, o que influência o aumento na venda de equipamentos de tv é somente o aumento também do poder aquisitivo do povo brasileiro e a necessidade constante de se atualizar na compra de equipamentos mais modernos, é assim com celulares, computadores e demais aparelhos eletrônicos.

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  16. Levando em consideração que grande parte dos brasileiros não buscam por notícias necessariamente pela internet ou jornal, e assistem mais TV que em outros países, não acredito que a TV seja algo totalmente substituível. O fato do brasileiro trocar seus aparelhos de televisão não afeta o telejornalismo, a troca por aparelhos mais modernos é apenas para seguir as novas tecnologias, e garantir a melhoria da qualidade de imagem.

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  17. Segundo os dados apresentados no texto, o brasileiro é de fato um consumidor agressivo no mercado de televisores.
    A tecnologia vem se aprimorando cada vez mais, o que torna as "novas" tv´s um objeto que antes era caro e de "baixa" tecnologia, em aparelhos que podem atingir diversas classes sociais, levando até os consumidores a informação e a tecnologia aos olhos de todos.
    O telejornalismo pode se tornar mais dinâmico com a presença de novas tecnologias, como por exemplo a interação entre um tablet e a TV.
    O telejornal, em um futuro próximo, poderá ser visto de várias maneiras, fazendo com que o telejornalismo também se atualize.
    Enquanto não ainda não temos esse tipo de tecnologia, vamos nos contentar em ver TV, da maneira que já nos é de costume há muitos anos.

    Henrique Muzzi.

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  18. Este comentário foi removido pelo autor.

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  19. Não acredito que a procura por TVs com tecnologia mais avançada venha a ter um impacto direto no telejornalismo. A compra de uma televisão nova traz conforto a uma família brasileira, que irá assistir os programas em melhor qualidade, mas isso não determina o que tal família irá assistir. Não vejo conexão.

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  20. Concordo com meus colegas. Não vejo impacto algum telejornalismo o fato das pessoas estarem adquirindo novas Tvs. Na minha opinião, é apenas um luxo. Uma vontade de assistir Tv em um equipamento que oferece uma maior qualidade na imagem.

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  21. Este comentário foi removido pelo autor.

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  22. O aumento da aquisição de televisores por parte dos brasileiros reflete o momento econômico ascendente do país. Claro que o número grande de televisores também representa o aumento de consumo de produtos televisivos, mas isso não quer dizer que exista uma grande mudança no conteúdo.

    Felipe Xavier

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  23. Os brasileiros tem a tradição de assistir televisão, sendo para assistir a copa das confederações, novela, telejornais, etc. Acredito que pelo avanço tecnológico e melhora nas imagens, além do preço estar cada vez mais em conta, a população brasileira tem consumido e trocado com mais frequencia os aparelhos televisivos. Os telejornais tentam se adaptar as tecnologias com melhores imagens, interação e outras formas do telejornalismo que ainda não existem no país.

    Mara Prata

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