terça-feira, 12 de março de 2013

Cinco regras básicas para uma boa reportagem em TV




Da Redação do Observatório da Imprensa - 13/03/2012


David Olmos explica neste vídeo quais são as cinco regras básicas para fazer uma boa reportagem de televisão. Olmos trabalhou a seção de TV da agência EFE e para os teleinformativos em espanhol da Deutsche Welle. Desde 2008 é responsável pelos projetos televisivo que a Deutsche Welle Akademie promove na América Central. (Em espanhol.)

Prezadas e Prezados, embora esteja em espanhol, dá para se ter uma idéia dos principais princípios? Quais seriam?

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Os ingredientes para uma boa reportagem, aquí reafirmados por David Olmos, são os ensinados em sala: uma boa história, se envolver com os protagonistas, fazer uma apuração consistente, planejar a execução, traçar um roteiro e produzir de maneira que imagens e entrevistas expliquem a história ao telespectador. Mais a dica de adaptar texto às imagens e nunca imagens ao texto. Devemos buscar locais que compõem a matéria com imagens em movimento, entrevistas com especialistas, algo que explique e complemente o que queremos contar. Deve ter rítimo - que permita ao telespectador respirar - lucidez no relato de forma que o telespectador se sinta envolvido, participante e saiba qual é o conflito. Por fim a recomendação para que renunciemos às imagens que gostamos mas que não acrescentam.

    ResponderExcluir
  3. Para David Olmos uma boa reportagem é aquela que se parte de uma boa história. O repórter deve conhecer bem o protagonista, pois assim os telespectadores também irão conhecer-lo. Saber qual tema estamos falando é um aspecto básico de uma montagem e muito importante. As entrevistas e imagens tem de ser capazes de explicar qual é o tema, qual é a história. Um bom repórter tem que analisar a reportagem e a montagem como se fosse o telespectador e se questionar "eu vou entender?". O texto vem depois da montagem, pois ele pode se adaptar as imagens e elas devem ser simbólicas. As pausas em uma reportagem são essenciais, pois elas dão a oportunidade para o leitor pensar e questionar sobre aquilo que foi dito. As músicas fazem com o espectador entre na atmosfera da reportagem e entendam o conflito.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. É possível identificar os princípio básicos de uma boa reportagem,através dos elementos expostos por David.Para ele é importante deixar claro o tema da reportagem,conhecer os seus protagonistas de maneira que o telespectador também os conheça.
    Como elemento de composição de uma boa reportagem, fazem parte: a investigação,interação entre texto e imagem,pauta e a música que faz com que o telespectador entre na atmosfera da reportagem.Ainda segundo David, é através de boas imagens e entrevistas,que o tema principal da reportagem é traduzido

    ResponderExcluir
  6. De acordo com David Olmos, os princípios basicos para uma boa reportagem é conhecer bem e fazer boa investigação e se enamorar dos protagonistas, para que assim os telespectadores se interessem pelo protagonista e pela história que está sendo contada.Nas reportagens de tv as imagens são fundamentais para explicar o que se passa, o tema e a história.O tema claro e a montagem devem estar estruturada para que o espectador entenda a reportagem.Não devemos escrever um texto antes da montagem, o texto deve vir depois das imagens em se tratando de prioridades.Enfim tudo tem que fazer sentido,efeitos,música, para que o espectador entre no clima e lhe desperte algum desejo.

    Felipe Rezende

    ResponderExcluir
  7. Uma boa reportagem é uma boa história, em que o telespectador tem que conhecer os personagens e conhecer bem o tema. Para isso, uma boa apuração é necessária e as entrevistas tem que ajudar a compor e a contar a história, numa estrutura clara. As imagens tem que compor a história explicando o que se quer dizer. As pausas são necessárias para que o espectador respire e tudo tem que fazer sentido. As músicas são elementos necessários para a compreensão e o mergulho à atmosfera da reportagem.

    ResponderExcluir
  8. David Olmos destacou no vídeo principios básicos que jamais faltam em uma boa reportagem. O jornalista precisa entender do assunto ou conhecer o personagem para conseguir contar uma história. Além disso, o jornalista tem que pensar se o telespectador ou o leitor vai entender o que ele quer repassar, por isso as entrevistas precisam ser objetivas e claras. As imagens e uma agradável trilha sonora também são muito importantes em uma reportagem, pois serve como uma pausa e faz com que as pessoas reflitam sobre o assunto.

    Ass: Camila Borges

    ResponderExcluir
  9. Para David Olmos uma boa reportagem começa com uma boa história, conhecendo a fundo os protagonistas e mergulhando em seu mundo. O alto conhecimento do tema é importante e para isso deve ser feita uma boa investigação do objeto. Na televisão, é fundamental que a combinação de vídeos, imagens, textos e áudios sejam suficientes para fazer o telespectador entender e compreender a reportagem e seu tema, sendo que este deve sempre estar claro ao receptor. Ele explica como não devemos nós prender ao texto, dizendo que as imagens nunca podem se adaptar ao texto, mas o texto pode se adaptar às imagens. Uma observação que Olmos faz é em relação as pausas, para ele as pausas são de extrema importância, pois o telespectador precisa respirar. É necessário também que todos os elementos da reportagem produzam um sentido e criem uma atmosfera propícia ao entendimento do que se quer comunicar, como por exemplo a música que será inserida. Por último ele diz ser importante sabermos abrir mão de um material que criamos um enorme afeto, explica que muitas vezes tentamos de toda forma encaixar uma imagem, um vídeo que gostamos muitos, mas que devemos ter o discernimento de exclui-lo quando não é necessário na reportagem.

    ResponderExcluir
  10. Considero uma boa reportagem é aquela que contém uma boa história, em que o telespectador conheça os personagens e entenda o tema. Para isso, é necessário ter uma boa apuração e entrevistas que ajudam a compor e facilite o jeito de se contar a história. As imagens são importantes, para compor a história de forma clara, explicando o que quer dizer. Pausas são necessárias, para que o receptor da mensagem pense e faça sentido. As músicas utilizadas é um elemento necessário para o entendimento da notícia.

    ResponderExcluir
  11. A elaboração de uma boa reportagem consiste em saber identificar uma boa história, se envolver com ela, mas filtrar aquilo que é noticiável e deve ser publicado, entender o tema para se sentir a vontade no momento de se transmitir a notícia e elaborar uma linha narrativa envolvente e clara para que o espectador entenda e maneira integral e objetiva a informação.

    ResponderExcluir
  12. O tema ser bom de acordo com David Olmos, a meu ver não é suficiente para que se tenha uma boa reportagem, o conjunto das cinco regras se faz extremamente importante. É necessário que o repórter se envolva e conheça bem a história e seus personagens, apurando de maneira consistente, com um bom roteiro o expectador vai entender bem o que a matéria queria dizer

    ResponderExcluir
  13. Uma reportagem deve ter uma boa história, o repórter deve ser quase íntimo de seu personagem e saber a fundo o tema da narrativa, o texto deve casar com as imagens, que também devem falar por si somente, e a reportagem deve ter ritmo. O produto final deve ser pensado de acordo com o que o telespectador vai assistir e assimilar. Portanto é dever de um bom repórter, uma boa produção e edição, analisar tudo aquilo que será publicado, se posicionando do outro lado, para ter um ótimo resultado.

    ResponderExcluir
  14. Para David Olmos os aspectos importantes para uma reportagem são:
    1) Uma boa história
    2) Conhecimento do tema
    3) Conhecer bem o seu personagem

    Ele também cita elementos de composição de uma reportagem:
    1) Investigação
    2) Interação entre imagem e texto
    3) Pauta e música que introduza o telespectador na matéria

    Meyre Ellen

    ResponderExcluir
  15. Para Olmos reportagem é deixar-se envolver com uma boa história, se aprofundar no tema, bem como no seu personagem. Além de, cuidadosamente construir a reportagem a partir da composição alinhado a uma boa investigação, interação entre a imagem e o texto, e claro laçar o telespectador ou melhor fazer com ele se teletransporte para a sua reportagem.

    ResponderExcluir
  16. Para Olmos uma boa reportagem começa com a escolha do tema. A cumplicidade entre o repórter e a história. O repórter deve conhecer muito bem sobre o que está dizendo, apurar bem sobre o assunto. O tema deve estar claro, simples e estruturado.Buscar imagens simbólicas, algo que explique o que queremos contar, ou que fale por se só.Coerência tanto no texto quanto nas imagens.

    ResponderExcluir
  17. Para o resultado de uma boa reportagem deve haver uma entrega do repórter a um assunto que ele tenha envolvimento, que seja noticiável, que cause identificação no público e que seja uma boa história. Não esquecendo dos processos técnicos de um produto jornalístico, como uma boa pauta, pesquisas, apuração, ética e etc.

    Felipe Xavier

    ResponderExcluir
  18. Os princípios para uma boa reportagem é um bom envolvimento entre o repórter e o entrevistado, entender sobre o tema, casar a música com a reportagem e coerência entre as imagens com o texto.

    Mara Prata

    ResponderExcluir