segunda-feira, 6 de maio de 2013

Abratel pede prioridade na desoneração de smartphone que capta TV digital

 
Da Redação da Tela Viva News - Política industrial quarta-feira, 10 de abril de 2013, 14h27.


O ministro Paulo Bernardo recebeu nesta quarta, 10, um ofício da Abratel, associação que reúne principalmente os radiodifusores filiados e afiliados à rede Record, solicitando que seja dada prioridade à desoneração dos smartphones capazes de captar a TV digital.

"Salientamos que os aparelhos com essa funcionalidade ampliam o acesso da população brasileira ao sinal digital de rádio e televisão, um dos principais objetivos do projeto de TV digital do País", diz o documento assinado pelo presidente da associação, Luiz Claudio Costa.

O Ministério das Comunicações, contudo, tem dito que o objetivo da desoneração, cujo decreto saiu na última terça, 9, no Diário Oficial da União (DOU), é de fomentar o acesso à banda larga móvel. Para a medida entrar em vigor, ainda precisa ser publicada uma portaria do Minicom com as características técnicas que serão exigidas dos aparelhos. A partir da publicação da portaria, de acordo com recentes declarações de Bernardo, os aparelhos que se enquadram nas características do Minicom já estariam automaticamente desonerados de PIS/Pasep e Cofins, além do IPI.

Prezadas e Prezados, o que essa notícia de de potencial para a profissão do novo jornalista?

19 comentários:

  1. Essa notícia traz a esperança de uma banda larga móvel decente para aqueles que necessitam de transmitir informações utilizando o sistema móvel. Sinaliza com agilidade e melhores condições de trabalho na àrea jornalística. Atualmente nos grandes eventos brasileiros, como nas partidas de futebol, não se consegue transmitir pelo sistema móvel. Em outros países, como o Japão, por exemplo, se baixa a mesma quantidade de dados bem mais rápido que no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. A facilidade na aquisição de celulares mais ágeis e com um maior número de janelas para a comunicação é um evento que, provavelmente, vai ampliar a disseminação e o consumo de informação.
    Isso, para o jornalismo, deve provocar mudanças, como toda nova mídia. O adicional de mais um meio de transmissão implica em uma alteração no "como fazer", como notícias com formatos de texto específicos para celulares, mais resumidos, e também vídeos mais compactos para serem vistos e baixados facilmente de um celular.
    Mas acredito que, para que isso ocorra, deve haver uma reforma no sistema de distribuição de internet, tanto no acesso quanto no preço. Não adianta vender celular barato se o acesso à internet ainda for caro, ou então celulares baratos, internet em conta, mas ainda assim uma cobertura como a que temos nos dias de hoje.

    Felipe Xavier

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que isso irá interferir no telejornalismo, mas em mídias sociais, sites e pequenos vídeos sim.

    Essa nova tecnologia vai favorecer o entretenimento e facilitar o acompanhamento de jogos, mas não acredito que irá mudar alguma coisa para quem faz jornal de TV, não existe novidade neste caso.

    ResponderExcluir
  4. O Brasil é carente em relação a qualidade da tecnologia empregada aqui.
    Será mais um meio de a população ter acesso a informação de forma rápida, porém a eficácia com que este material chegará aos meios precisa ser aprimorada. Não creio que isto interfira para um profissional novo, pois será apenas uma forma de transmitir o jornalismo que já existe.

    Lorraine Dias

    ResponderExcluir
  5. Essa notícia só vem agregar mais uma possibilidade de acesso rápido e fácil ao conteúdo televisivo e cabe ao jornalista se adaptar aos formatos e exigências deste novo veiculo.

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião, essa nova tecnologia não influencia nada na profissão dos jornalistas. Essa notícia esta relacionada com a forma como vai ser transmitida. Com essa nova tecnologia a informação vai poder ser vista por um número maior de pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que a informação será veiculada em menor espaço de tempo e cada vez mais por pessoas diferentes uma vez que o modelo de smartphones vem se popularizando.


    Felipe Rezende

    ResponderExcluir
  8. Acho que a notícia traz apenas novas possibilidades para o Jornalismo, já que apresenta um acesso rápido a conteúdos do telejornalismo. Esta forma de transmissão deve ser explorada de acordo com cada emissora.

    Acredito que o grande ganho vai para àqueles que se especializam na internet com blogs, canais de vídeos e mídias sociais. O Jornalismo ganha apenas como uma nova forma de divulgar a informação.

    ResponderExcluir
  9. A informação sendo veiculada com mais rapidez será a grande vantagem da tv e rádio liberados no smartphone.
    Esta notícia gera maior possibilidade de que as informações sejam acessadas com maior rapidez.
    Isto também não quer dizer que a banda larga será mais rápida , pois os serviços fornecidos pelas prestadores na maioria das vezes não ajuda. Esta solicitação será para o jornalismo um meio a mais de levar a notícia com mais rapidez.

    ResponderExcluir
  10. Acho que essa nova tecnologia não irá interferir no telejornalismo. Ela só irá proporcionar informação mais rápida e de melhor qualidade, o que será vantajoso para programas onlines.

    ResponderExcluir
  11. Acredito que esses novos aparelhos celulares mais tecnológicos só vem para acelerar a disseminação da informação. Há também a questão da facilidade de acesso, já que a pessoa não precisa estar em casa em frente a tv, ou em frente ao computador ou comprando um jornal, ela tem acesso a informação de qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  12. Creio que esta novidade irá facilitar/acelerar o acesso mais rápido a informação, mas não irá atrapalhar as demais mídias. o intuíto do jornalismo é comunicar... Então, não a de interferir por ser uma nova tecnlogia

    ResponderExcluir
  13. Mais uma ferramenta de comunicação para facilitar o acesso das pessoas às noticias! E mais uma maneira de facilitar o trabalho do jornalista o aproximando do telespectador.

    Arthur Henrique Costa.

    ResponderExcluir
  14. Acredito que a nova tecnologia vai facilitar o acesso à informação, mas não vai alterar nada no telejornalismo. Talvez seja mais vantagem para quem trabalha com mídias sociais ou que possuam sites, pois a informação será acessada por mais pessoas e em qualquer lugar.

    Ass: Camila Borges

    ResponderExcluir
  15. Não vejo essa notícia com um impacto de tanta relevância para os novos jornalistas, acesso à TV por aparelhos de celulares é uma forma de facilitar a quem utiliza, acompanhar programas muito específicos, das pessoas que vemos com a TV no celular ligada, assistem à jogos, novelas... Para o novo jornalista é preciso se familiarizar e saber bem utilizar o espaço oferecido pela web, redes sociais funcionam como meio importante de comunicação e divulgação de informações. O acesso das pessoas em busca de notícias usando o celular se dá a meu ver, nos portais de notícias e rede sociais e não pela tv do celular.

    ResponderExcluir
  16. Cada vez mais as mídias se adaptam às novas tecnologias. Eu não vejo como ameaça ou perda para os jornalistas, pois a web é a 'bola da vez', tanto para entretenimento, como as webséries - que estão bombando na rede - quanto para o jornalismo. O que precisa é de uma adaptação prática, com textos, vídeos e áudios adequados à linguagem mobile, pois por ser um meio de comunicação imediato, deve ser ágil. A TV no celular, por sua vez, precisa de algo chamativo e diferenciado das TVs convencionais, uma mudança não só de plataforma, mas também de conteúdo, aproveitando das mais diversas ferramentas que estão dispostas no modo online de produção.

    ResponderExcluir
  17. A diminuição de preços dos celulares que apresentam a portabilidade de televisão garante que o telespectador não perca programas diários, podendo assistí-los no trajeto para o trabalho, por exemplo. Para o jornalismo, isso garante que ele não perca espaço para os noticiários em outros formatos, como o rádio, que já apresenta essa portabilidade há muito tempo.

    Leonora Laporte

    ResponderExcluir
  18. Essa medida vai interferir sim no telejornalismo, favorecendo ainda mais a disseminação e facilidade de passar informações.Mas para isso acontecer é necessário que haja uma reformulação na mobile web, uma vez que este tipo de serviço ainda é caro e de má qualidade.

    ResponderExcluir
  19. Acredito que é uma boa notícia, irá promover maior acesso para toda população e fazer com que o jornalismo se desenvolva também para esse novo setor. Não acredito que atrapalha de forma alguma os demais meios, é apenas um adendo.

    ResponderExcluir