segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Day Made of Glass...



Prezadas e Prezados, o que as previsões - não tão distantes - deste video pode fazer você pensar sobre sua carreira?

18 comentários:

  1. A tecnologia e a informação andam de mãos dadas. Não há como fugir dessa evolução. Estamos aprisionados à ela. Acho que, no nosso caso essa intervenção da tecnologia só vem a aumentar nosso campo de trabalho. Pois da mesma forma que ampliam os meios de comunicação, ampliam também o mercado para essa área. Principalmente para nós que somos do Jornalismo Multimidia.

    ResponderExcluir
  2. O vídeo faz pensar inúmeras possiblidades de ser um atuante jornalista multimídia. Pois estamos estudando para conviver com as inovações tecnológicas através do exercício da profissão, adaptarmos à essas mudanças no cotidiano do ser humano por meio da informação e da grande mídia que se inova a cada dia.

    ResponderExcluir
  3. Por mais que a tecnologia modifique os meios de transmissão, sempre haverá demanda para produção do conteúdo.

    ResponderExcluir
  4. A tecnologia Touch ja é uma realidade. O vídeo so coloca exacerbadamente o que ja vemos no nosso cotidiano. Por mais que os profissionais de comunicação tentem nunca conseguiremos acompanhar a evolução dos meios tecnologicos. No video mostra uma especie de provador (de roupas) digital e atualmente ja vemos isso em algumas lojas virtuais ou seja, compramos o produto sem coloca-lo no corpo mas sabendo que ficará bom porque provamos o produto virtualmente. Os modos de produção se modificam e com isso um novo perfil de profissional surge no mercado. Acredito que as novas tecnologias nao extinguirao os meios "arcaicos" pois podemos citar como exemplo o jornal impresso: Fonte de informação movel, barata e que nao precisa de energia eletrica por exemplo para ser consumida. O conhecimento entao nao ficará em vao porque o que aprendemos hoje na universidade usaremos por toda a nossa caminhada profissional e surgindo novas demandas o profissional se quiser obviamente precisa se adequar e agregar novos conhecimentos para que ele acompanhe essa evolução. Toda profissao passa por reformulações, um medico por exemplo precisa estar atento as novas demandas da saude para poder se manter atualizado e o jornalista precisa tentar acompanhar a evolução tecnologica para se adquar a nova realidade como tambem a economia contemporanea é pensada de forma diferente da do seculo 19 por exemplo.

    Verônica Alves da Cruz Silveira

    ResponderExcluir
  5. Priscila Natália Braga4 de março de 2011 às 12:23

    Este vídeo, nos mostra uma realidade bem próxima. Onde, vivemos em uma era totalmente virtual. Para o jornalismo é uma ótima tendência, pois, possibilita novas vagas no mercado de trabalho. E, permite ao profissional do jornalismo, um trabalho multimídia, tão visado no Século XXI, em que as pessoas são e vivem o mundo digital.

    ResponderExcluir
  6. Bruna Luiza da Costa Rocha

    Este vídeo trás para nós uma realizada que não está tão distante assim, a tecnologia cada vez vem fazendo parte da nossa vida, isso facilitará muito para todos nós, mais vagas de empregos surgiram e até quem sabe diminuirá a destruição do nosso planeta. Será que estamos preparados para todo esse avanço?

    ResponderExcluir
  7. Ao mesmo tempo em que penso estar perto toda essa inovação, novidade, acessibilidade, facilidade e os demais "ades" da vida, penso que está muito longe de ser uma realidade funcional no planeta por dois simples motivos: o primeiro é que não se resolveu ainda os problemas primários do nosso planeta e todos os anos, morrem de fome cerca de 30 milhões de pessoas. Uma discrepância não? Poucos serão beneficiados por este tipo de tecnologia, pelo menos nos primeiros (creio eu) vinte ou trinta anos de existência.
    O segundo motivo é a questão tão discutida e pouco resolvida da sustentabilidade do planeta, que com seus recursos finitos não tem como sustentar esse tipo de vida das pessoas, tudo movido a energia e luz... o automático nesse caso de uso em massa custará caro ao planeta. Encontrar uma maneira funcional, eficaz e sustentável de conseguir energia compatível com esses sistemas, penso, deve ser o primeiro passo da questão.

    Danielle Gláucia 5° Jornalismo

    ResponderExcluir
  8. O video já é em parte uma realidade, cada vez mais temos a informação ao alcance de nossas mãos literalmente. Mas que tipo de informação é essa? Precisamos repensar a difusão de informações nos meios eletronicos , especialmente nos nossos tempos de timeline segundo a segundo. Há um novo mundo abrindo a janela o que nos interessa é saber como a atravessaremos ....

    ResponderExcluir
  9. O vídeo nos mostra claramente o que irá acontecer se não tardar muito aproximadamente daqui a uns 5 anos, o avanço tecnologico que por sua vez vem crescendo bastante, recebe a cada dia forças para sua expansão e o que vale ressaltar é a seguinte pergunta o mundo está preparado para este avanço? Em minha profissão creio que o mercado terá uma grande caída, pois os "patrões" dispensará muitos empregados e irá oportunizar esta mídia tão crescente.

    ResponderExcluir
  10. A tecnologia mostra avanços dia após dia. E a comunicação precisa acompanhá-la. Penso que essas evoluções são vantajosas mas me pergunto também até que ponto o jornalismo conseguirá acompanhá-la, uma vez que já vemos atualmente a decadência do impresso.
    Acho que nosso papel é buscar o máximo de informações e acompanhar sempre as mudanças e inovações do mercado.

    Para essas tendenciosas evoluções tecnológicas, é preciso traçar uma maneira de evoluir em termos de comunicação e informação.

    ResponderExcluir
  11. Resumo em uma frase: " O tempo urge e o leão ruge"...rs
    O estudante de jornalismo que não se ligar no high tech, nas dinâmicas da informação e tendências da comunicação vai irremediavelmente perder espaço.
    Deus tenha piedade de nós!Amém...rs!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo disse...
    Resumo em uma frase: " O tempo urge e o leão ruge"...rs
    O estudante de jornalismo que não se ligar no high tech, nas dinâmicas da informação e tendências da comunicação vai irremediavelmente perder espaço.
    Deus tenha piedade de nós!Amém...rs!

    Abraço,
    João Paulo Costa Jr

    ResponderExcluir
  13. A informação vai estar em todo o lugar mas, não importa o meio em que ela esteja é necessário o jornalista se preocupar com a informação de qualidade. Quanto mais meios informando, maior é a chance de contradição da informação.

    ResponderExcluir
  14. Lembrou-me muito o desenho da família "Jetsons". Em pensar que algumas imagináveis alegorias eletrônicas do desenho, hoje são realidades. O desafio é acompanhar essas tecnologias que estão freqüentes no nosso dia a dia e para os futuros jornalistas não é diferente. O desafio agora é adequação de conteúdo e humanização dos dispositivos de comunicação, criando uma espécie de identidade e personalidade eletrônica. A comunicação social passa de homem/homem para homem/máquina.
    Paulo Henrique Lopes

    ResponderExcluir
  15. Um novo mundo de informações está chegando e principalmente nós Jornalistas Multimidia, temos que estar abertos ao novo. Mais tecnologia, mais plataformas para abastecer de informações. Quem se adequar não tendo medo do novo, estará tranquilo.

    Raphael Jota

    ResponderExcluir
  16. Izabela Pacheco


    Quem tem medo de tecnologia não consiguirá se manter no mercado, isso é fato. A tecnologia está vindo como um tsunami, é nós Jornalistas temos que nos atualizazar com a mesma freguencia que a tecnologia vem se atualizando.
    Hoje com twitter, facebook e outras redes sociais, qualquer pessoa passa informações que poderia ser noticia de um jornal (caso não existisse essa tecnologia), não podemos desanimar, temos que nos unir a esse "tsunami"!

    ResponderExcluir
  17. Acredito,que por mais que tentar-mos, não será possível acompanhar o rítmo da inovação tecnológica. Estaremos sempre correndo atrás.Porém,chegará o momento que se esbarrará em limites e mesmo que não pare,pelos menos diminua esta "loucura".

    ResponderExcluir