terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

84% dos internautas brasileiros assistem vídeo online

Da Redação da Tela Viva News - 11/02/2011, 17h59

A grande maioria dos brasileiros que acessam a Internet busca vídeos online. Segundo a pesquisa Estado da Internet no Brasil, da norte-americana ComScore, 84% dos internautas assiste vídeos na Internet. A pesquisa contabiliza pessoas com 15 anos ou mais que acessam a Internet de casa ou do trabalho, descartando aquelas que acessam apenas em outros ambientes, como lan houses. Mesmo assim, a pesquisa aponta que 23% da população brasileira consome vídeos online. O internauta brasileiro assiste, em média, 79 vídeos por mês.

Prezadas e Prezados, o que essa pequena nota (não acostumem com a folga!) tem a dizer sobre a produção audiovisual brasileira?

20 comentários:

  1. Esse fácil acesso à videos, seriados e filmes faz aumentar a pirataria e tiram, cada vez mais, as pessoas do convivio de um bom livro ou de programas culturais.

    ResponderExcluir
  2. Temos que sugar o que de melhor a internet pode nos oferecer e nao é a toa que a tv faz tanto sucesso porque é a junção de dois sentidos humanos a audição e a visão. A mensagem é melhor compreendida quando nos é repassada em um formato que facilita a compreensao e os vídeos nada mais sao do que uma extensão da tv. O post em questao so vem reafirmar o grande papel da comunicação audiovisual no Brasil. A imagem misturada ao som sempre encantou os brasileiros e com o advento das novas tecnologias e esse encantamento fica bem evidenciado qdo nos deparamos com pesquisas como esta que confirmam o que nós usuários ja sabiamos.

    Verônica Alves da Cruz Silveira

    ResponderExcluir
  3. Muitos preferem um acesso rápido, como é o caso do vídeo, na internet vc vê tudo o que quer, trailer do seu filme favorito, filmes, vídeos engraçados, pegadinhas, isso é bom para destrair, e o bom livro está sendo deixado para trás, mas estamos na era da modernização, então vai ser cada vez mais o acesso a internet para vídeos e outras coisas.
    Bruna Luiza da Costa Rocha

    ResponderExcluir
  4. A meu ver esses números seriam muito mais expressivos se mais brasileiros tivessem acesso à uma boa conexão de rede (sem falar dos que ainda nem tem acesso a Internet). Manter uma conexão que permita ao internauta assistir vídeos na web com tranquilidade ainda é muito caro no Brasil. Espero que com o aumento destas estatísticas, citadas acima, essa realidade mude mais rápido, porque estamos à passos muito lentos para isso.
    Bom, a produção audiovisual brasileira está de "vento em popa" e atualmente temos no país uma gama muito grande de produções, que atendem aos mais variados tipos de público. O mercado aquecido faz com que as produtoras invistam mais na qualidade dos produtos, e isso é muito positivo para quem vê. No entanto, confesso que a demasiada "democracia" da internet me incomoda às vezes, porque se conseguimos encontrar ótimas produções, também somos todos os dias bombardeados com muita porcaria. E separar o joio do trigo dá mais trabalho do que "pescar"!

    Danielle Gláucia - 5º Período Jornalismo Multimídia

    ResponderExcluir
  5. Vídeos na inertnet possibilitam um fácil acesso ao usuário que não somente assiti mas posta também os seus.Esta idéia de compartihar,democratizar,faz com que o usuário deixe de ser apenas espectador como na tv.Ele também participa.Talvez isto explique o grande sucesso dos vídeos na internet além do baixo custo é claro.

    ResponderExcluir
  6. O brasileiro não assiste mais TV como antigamente. Uma prova disso são os índices de audiência. Uma novela da Globo chegava a 50,60 pontos. Hoje, não passa dos 35.O telespectador/internauta está atrás de novidade e isso infelizmente não possui na televisão brasileira.O internauta acostumou com a ideia de assistir e selecionar somente o que ele gosta. É mais fácil achar o seu grupo na internet do que buscar na televisão, onde a TV tenta encontrar vários grupos e não consegue achar nenhum.

    ResponderExcluir
  7. Estamos em um período de transição até que as produtoras, emissoras e fabricantes de receptores diversos se adequem à demanda de vídeos online. As "inovações" no setor são substituídas por outras mais avançadas cada vez mais rápido e a quantidade de conteúdo produzido aumenta junto com o número de internautas.

    ResponderExcluir
  8. Priscila Natália Braga28 de fevereiro de 2011 às 12:02

    Esta nota mostra a necessidade das produtoras de vídeo e emissoras de televisão, de se readequarem com uma certa urgência, na produção audiovisual brasileira. As pessoas, vivem na correria do dia a dia, na constante procura de comodidade, agilidade e praticidade, na maioria das vezes, passam maior parte do seu tempo, conectadas a internet. Assim, procuram pelos falados vídeos online, onde, não precisam sair do "seu espaço" para assistir o que desejam. E, a nota, mostra também, a facilidade de vários sites, que permitem baixar vídeos gratuitamente.

    Priscila Natália Braga

    ResponderExcluir
  9. A demanda por produtos audiovisuais é cada vez maior. E quanto mais fácil e rápido o acesso do público a eles, melhor. Acredito que por isso o número de pessoas que assistem vídeos online cresce tanto, graças à praticidade da internet. As produtoras e emissoras de vídeo precisam se adaptar o mais rápido possível a essa realidade.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Em meio á correria diária e à falta de tempo de assistir TV que muitas pessoas enfrentam, a internet possibilita com que o público possa assistir uma programação televisiva a qualquer hora e qualquer momento.
    Essa ajuda ao novo telespectador se dá ao fato da internet não obedecer a uma ordem cronológica. Um telejornal ou novela que passou em determinado horário na TV, estará sempre disponível na web para aquelas pessoas que desejam rever a programação e principalmente para aquelas que não tiveram a oportunidade de assistir o programa no horário estipulado pela emissora.
    Além de ser um facilitador na vida de muitos telespectadores sem tempo para TV, a internet é uma ótima ferramenta que a emissora pode usar para medir a audiência dos programas. Pode-se descobrir um público mais abrangente que assiste determinado programa em um horário diferenciado da grade da emissora. Existem boas expectativas com as pessoas que assistem TV via web, pois se trata de um novo público, uma audiência antes deconhecida.
    Não só as emissoras tradicionais se beneficiam da tecnologia. Existem programas de televisão que passam exclusivamente na web , em que empresas com menos custo podem ter condições de criar programações próprias voltadas para os internautas e leitores de determinado site.

    ResponderExcluir
  12. Que precisamos repensar a maneira de como produzimos videos. Precisamos atingir essa parcela da população que consume conteudo online. Sabemos que a linguagem, os mecanismo,a divulgação, são completamente diferentes do meio audiovisual padrão.

    ResponderExcluir
  13. O ser humano já se acostumou com a internet, devido sua inovação e avanços tecnologicos.Cada dia que se passa ele busca por atrativos que dispertam a sua atenção, por isso optam em acessar vídeos on-line. O motivo é que os conteúdos trazem para dentro das telas de computadores aquilo que os interessam na tentativa de incentiva-los a consumir cada vez mais os vídeos.

    ResponderExcluir
  14. O público tem buscado cada vez mais recursos audiovisuais, uma vez que pela internet, o usuário tem a possibilidade de ir direto ao que deseja assistir. Por isso, a tendência é que esse número aumente ainda mais com o passar do tempo.

    ResponderExcluir
  15. Impressionante como as dinâmicas das informações vem mudando junto com o universo on line cada vez mais rápido, impaciente e imediatista.

    Talvez o universo on line seja um espelho do próprio mercado que precisa de coisas instantâneas para sobreviver. E nesse sentido, os vídeos cumprem bem esse papel: informam, aclaram e são objetivos.

    E esses altos índices de visitas aos vídeos on line são indicativos de que temos que repensar a maneira de como produzimos vídeos, para atingir esse nicho de pessoas que querem ver coisas objetivas, informativas e, sobretudo, rápidas.

    Abraço,
    João Paulo Costa Jr.

    ResponderExcluir
  16. O vídeo na internet é um facilitador por ser mais prático, seguro, assim bem rápido.
    As pessoas querem comodidade, informação e entretenimento. O fato é que o vídeo na internet chegou e não sai mais dos internautas.
    É grande o número dos usuários que optam por assistir o video na telinha do próprio computador.

    ResponderExcluir
  17. A tendência é só aumentar a procura por vídeos na internet. É prático e rápido. Você vê o que quiser sem sair de casa, com apenas um clique. Se o mercado não se adequar a web, vai perder espaço.

    Raphael Jota

    ResponderExcluir
  18. Izabela Pacheco Bonfim

    O acesso a internet é modo mais facil e rapido para se atualizar, como ver os videos, baixar musica, etc., apesar da maioria dos brasieliros ainda não terem banda larga.Acredito que com essa facilidade tem aumentado a pirataria. Mas acho muito válido termos essa opção maravilhosa que é a internet. Temos coisas instantaneas a todo momento podendo nos mater atualizados.

    ResponderExcluir
  19. Com a popularização do youtube e outras interfaces de upload de vídeos, as produções audiovisuais, sejam elas do cunho que for, ganharam muita força. Virou moda produzir vídeos e postar no mundo cibernético. A qualidade da imagem se tornou dos pontos menos importantes desse tipo de produção. Oq é importante mesmo, é o valor da informação e oq aquele vídeo traz para o cotidiano do indivíduo que o está assistindo, seja esse valor humorístico, jornalístico ou cultural. A produção nao foi banalizada. Ela simplesmente passou a ser visualizada com mais frequencia. O que as pessoas querem é informação. E o que importa se a qualidade for ruim e a pessoa receber a notícia (ou o que for) de uma forma, no mínimo, relevante? Informação antes de tudo. Creio que este é o por que de a informação dos vídeos serem cada vez mais valorizados.

    ResponderExcluir