terça-feira, 4 de maio de 2010

"Jornal Nacional" perde mais ibope em 2010

Por Ricardo Feltrin - Colunista da UOL - 03/05/2010

O ibope do "Jornal Nacional", um dos principais produtos da TV Globo, continua em queda no ibope em números da TV aberta. O telejornal, que começou a década com 38 pontos de média, termina abril em 29 pontos --uma queda de 24%. No ano passado a média foi de 31 pontos. O "JN" tem perdido audiência de forma consecutiva desde 2006, quando a média foi de 36,4 pontos. Cada ponto equivale por 55 mil domicílios sintonizados na Grande SP.

Se por um lado a queda é mensurada em pontos de audiência, por outro é preciso levar em conta que a própria metodologia da pesquisa do Ibope mudou expressivamente desde 2000. Em 2001, por exemplo, cada ponto de ibope equivalia a cerca de 40 mil domicílios sintonizados, enquanto hoje cada ponto vale por 55 mil.

Com essa perspetiva, os 39,2 pontos obtidos em 2000 (1,56 milhão de casas na Grande SP) não diferem muito dos 28,8 pontos de 2010 (1,58 milhão de casas sintonizadas). A população brasileira cresceu 8,4% entre 2000 e 2007, segundo dados recentes do IBGE. Depois, em 2005, o Ibope passou a incluir a utilização da TV também para uso de videogames, DVD e internet. Também deve-se lembrar que há um aumento sensível no número de pessoas que assistem ao "JN" (e à Globo) pela internet.

Prezadas e Prezados, façam a análise desta notícia e o impacto para o telejornalismo.

17 comentários:

  1. Acredito que além da mudança na metodologia da pesquisa do ipobe temos que levar em consideração que as outras emissoras estão equipando-se com o que a de melhor na criação de telejornalismo e agora temos canais aberto que são 24 horas transmitindo jornalismo com noticiários, com isso fazendo com que o JN perca um pouco de espaço com o seu estilo de jornalismo engessado.

    ResponderExcluir
  2. A queda progressiva da audiência do JN ainda se deve a propagação de notícias via internet e outros veiculos de comunicação. Cabe ao jornal traçar uma nova estratégia para competir com o mercado virtual, uma vez que esse está no alcance de parte do público que acompanha(va) o jornal.

    ResponderExcluir
  3. Alexandre Pimenta

    Primeiramente não podemos esquecer que a metodologia de pesquisa do Ibope mudou. A matéria exemplificou que 39,2 pontos obtidos no ano 2000, é quase equivalente a 28,8 pontos no ano de 2010, referente a número de domicílios sintonizados.

    Mas apesar disso, realmente percebemos queda de audiência no "Jornal Nacional",com relação a anos anteriores. Os fatores que estão levando a estas mudanças podem ser variados.

    Podemos debater e levar em consideração o fato da TV aberta agora disputar audiência com canais de tv a cabo como "Globo News" de telejornalismo 24 horas.

    Outro fator a ser considerado, e talvez o de impacto mais forte, são as mudanças tecnológicas que acabam criando novas formas de interação. Lembremos que as "redes sociais" criadas na internet vem atraindo cada vez mais adeptos, sem contar a audiência enorme que hoje tem o youtube.

    As mudanças não param por aí, agora a tv digital começa a entrar nesse mercado com possibilidades de acesso a maior número de canais. Uma coisa é certa, as novas ferramentas multimída podem acabar enriquecendo o telejornalismo e criar outras possibilidades de construção de informação.

    Na minha opinião, para a TV aberta continuar mantendo antigos padrões de audiência, ela precisaria mudar, ser mais interativa. A exemplo das formas de comunicação da internet,dando mais espaço para participação do telespectador.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a queda do ibope se deve também ao aumento da utilização da internet. As pessoas têm um acesso fácil a noticias e a informações com esse recurso.Outro ponto importante é que diversas emissoras, como SBT, Record, Band estão investindo na parte jornalística dando mais variedade para o telespectador.Acredito que mudanças para uma maior divulgação do jornal também seja necessária, já que à grandes competidores por uma maior audiência

    ResponderExcluir
  5. Mesmo com as reformas na metodologia de pesquisa, o jornalismo em todos os veículos de comunicação têm se apresentado de forma expressiva, e atraente ao público.
    Vale lembrar que, com os avanços tecnológicos, a informação é obtida através da internet, dos celulares com TV e demais meios de mais fácil acesso.
    Para solucionar, é preciso estar atento ao modo de apresentação do JN e compará-lo aos outros, procurando analisar pontos positivos e negativos.

    ResponderExcluir
  6. Além da mudança na metodologia de pesquisa do ibope, vale lembrar que tanto o jornal da televisão, quanto o jornal impresso, perderam espaço para as notícias via internet.

    Para melhorar a questão do ibope, a televisão aberta deveria entrar para era digital e ser mais interativa. A tv digital veio para isso, mas a internet ainda é mais procurada por ser um veículo barato e rápido

    ResponderExcluir
  7. Não é só mudar a metodologia de pesquisa do ibope. Temos que lembrar que nos dias de hoje temos canais especialmente para telejornais, Globo News, BandaNews.. entre outros.Não podendo esquecer que a internet também disponibiliza noticias a todo momento.
    O JN tem que adaptar e repensar no formato do telejornal.

    ResponderExcluir
  8. A queda de audiência do Jornal Nacional é uma varialvel que deve ser análisada de acordo com a sociedade. Todas as mudanças que ocorrem no modo de agir e pensar da população, de uma forma gerel, refeletem nos espectadores do telejornal.

    Assim como os critérios para análise de ibope foi altereada, certamente devido a uma necessidade de se adequar aos novos tempos, a forma de se comparar a audiência também deve levar em condideração a grande mudança de hábitos dos brasileiros.

    A notícia veiculada pelo portal UOL, deixa claro que houveram mudanças e que a quada nos números de ibope não querem dizer que o Jornal Nacional está sendo menos assistido. Mas se considerarmos que a "nova geração", não assiste tanta TV como a uma década atrás e que a internet é uma ferramenta que substitui com facilidade o televisor, podemos considerar que o JN está seguindo uma tendência, de quada de audiência, e precisa cada vez mais repensar seu formato, para se adequar à nova cara de seus espectadores.

    ResponderExcluir
  9. Não importa qual a mudança de pesquisa o que interessa são os dados. o Jornal nacional está perdendo seus fieis telespectadores, com certeza existem inumeros fatores era necessario uma pesquisa para que eu pudesse citar todos, mas que vejo claramente que representa parte desta queda é o crescimento de telejornais de outras emissoras. Emissoras opostas a Globo passaram a investir na informação e com uma credibilidade muito forte e com excelentes profissionais. Qual seria a alternativa para globo neste momento? Não sei acho que o brasileiro esta tomando conhecimento de tão vasta que pode ser uma televisão e quer buscar "ar novos"!

    ResponderExcluir
  10. Quero ressaltar um outro ponto que na minha opinião é interessante. O poder aquisitivo de camadas mais pobres aumentou. Ter um notebock, tv a cabo, rádio e tantos outros meios de comunicação não é mais um privilégio somente das camadas mais ricas. Há ainda um aumento de opções do que assistir ou ouvir. Tanto porque o acesso a esses meios de comunicação está mais facilitado, tanto porque há um aumento de programas e até de canais de conteúdos jornalisticos. A televisão perde espaço para internet, mas uma mídia não exclui a outra. Há aqueles que serão fiéis ao formato televisivo e também ao Jornal Nacional. É também uma questão de preferência.

    Fernanda Silva Araujo

    ResponderExcluir
  11. A queda de audiência no Jornal Nacional não pode ser justificada por uma mudança de metodologia adotada pelo Ibope. Se o número de residências por ponto de audiência aumentou, isso aconteceu também com a população do país, que cresceu 8,4% em 7 anos.

    A audiência diminuiu por que a concorrência aumentou. Além dos outros canais refinarem seus noticiários, investindo no telejornalismo, a internet se tornou forte concorrente, por ser mais rápida, imediata.

    Observando deste ângulo, podemos dizer que o que houve foi uma migração de plataformas. No mês de abril a Globo.com foi o 6º site mais acessado do Brasil.

    Mas o Jornal Nacional também mantém seus telespectadores. Mesmo perdendo om alguns, consegue manter um padrão de audiência que nenhum outro jornal supera. Com a concorrência vem também a necessidade de transformações. Tudo é uma questão de adaptação.

    ResponderExcluir
  12. Com certeza a internet tem uma grande parcela de influência na queda do ibope desse jornal, pois a notícia tem sido muito propagada nela. A internet é mais rápida é informa o tempo todo o que faz com que as pessoas já fiquem sabendo das notícias antes delas serem transmitidade pelos jornais televisivos. A questão é que o Jornal Nacional também não pensou formas de se adaptar a essas tecnologias. Acho que o público jovem migrou para a internet e não assiste tanto o tradicional jornal ou quando o assiste prefere faze-lo pela internet.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com meus colegas, são vários os fatores que explicam a queda da audiência do Jornal Nacional. Mas ainda assim, o JN continua sendo referência de jornal para o público brasileiro. Não digo somente pela qualidade e produção de suas matérias, mas pela própria infra-estrutura da rede globo. Da TV brasileira ele é clássico e conhecido do Oiapoque ao Chuí! ;D

    ResponderExcluir
  14. Marco Aurélio Ribeiro de Jesus7 de junho de 2010 às 13:19

    No início do semestre comentamos a respeito deste grande jornal que perde a sua graciosidade e audiência dia após dia. Tudo isso é fruto de um arcaísmo empregado pelo conservador editor chefe, o mesmo que alegou que ensina, em seis meses, o que uma faculdade passa quatro anos ensinando. Aparentemente, este ensino não é tão frutífero, uma vez que a audiência do jornal está em queda livre.

    Se o jornal mais visto da televisão brasileira não se adaptar aos novos moldes comunicacionais, o destino é, certamente, o fracasso.

    ResponderExcluir
  15. Vinícios Sebastian9 de junho de 2010 às 14:04

    Vários fatores contribuem para a queda da audiência do JN, e com certeza a internet é uma das fontes mais acessadas na busca pela informação rápida. Os canais especializados em notícias, os meios de comunicação movéis contribuem para tal fato.

    ResponderExcluir
  16. Acho que mesmo com as metodologias de pesquisa do IBOPE modificadas, a tendência do ibope de telejornais com a fórmula do JN é realmente cair, pois as pessoas hoje têm muito mais meios de saber o que acontece no mundo, como internet, por exemplo, do que a pouco mais de uma década, onde era basicamente Rádio - TV - Jornal. Nesse mesmo tempo, popularizou-se a tv a cabo, com muito mais variedade de canais e conteúdo.

    ResponderExcluir
  17. NOSSA NA VERDADE NÃO SEI NADA DE IBOPE MESMO, LENDO ESSES COMENTARIOS VEJO QUE PRECISSO ESTUDAR MUITO MESMO
    MAS ESTOU NO CAMINHO...MAS O JN É AINDA O MAIS ASSISTIDO PELA POPULAÇÃO.

    ResponderExcluir