sexta-feira, 30 de abril de 2010

Google pode lançar plataforma para TV digital em maio, diz jornal


Da Redação do Tela Viva News - 29/04/10


O Google deve lançar um software para TV digital baseado no sistema operacional Android agora em maio. Segundo fontes ligadas à empresa ouvidas pelo americano The Wall Street Journal, o produto será embarcado num aparelho de TV da Sony com chip desenvolvido especialmente pela Intel.


Apesar de nenhuma das empresas confirmar a informação, as fontes acreditam que mais detalhes serão apresentados durante uma conferência para desenvolvedores de tecnologia organizada pelo Google em San Francisco, na Califórnia, entre os dias 19 e 20 de maio. As pessoas ouvidas pelo diário americano, no entanto, não souberam informar quando o produto será de fato lançado, mas acreditam que o gigante das buscas vai esperar até que a tecnologia esteja "mais madura" no mercado para anunciá-lo.


Outras fontes ouvidas pelo jornal revelaram que a Sony quer lançar uma TV equipada com o chip Atom, da Intel, utilizado principalmente em netbooks. Nenhuma das empresas citadas pelas fontes confirmaram ou quiseram comentar as informações.


Agora que estamos falando de TV Digital, quais, na sua opinião, serão os impactos para o telejornalismo e a produção audivisual com a entrada da Google na TV Digital?

14 comentários:

  1. Ainda acho muito cedo para opinar, mas as emissoras de TV já sofreram um impacto na audiência com a publicação de seus conteúdos na Internet. De uma forma ou de outra a web mudou a forma de consumir os programas de televisão, ao mesmo tempo que aumentou o espaço para a notícia. Se hoje o bombardeio de informação é tão grande, imagina quando a googletv virar mania... Imagina todo mundo no buzu olhando pra telinha... Já fiquei cansado até de imaginar! =T

    ResponderExcluir
  2. Alexandre Pimenta

    Concordo com Hélio, ainda é muito cedo para se opinar sobre esse novo produto. Mas estamos torcendo que o software desenvolvido pela google possa trazer novidades para TV digital. Falar em TV digital hoje é falar em possibilidades. A entrada da google neste mercado é um sinal positivo, pode estimular mudanças interessantes. Quem sabe em um futuro próximo poderemos ver uma TV digital mais interativa?

    ResponderExcluir
  3. O Google hoje já pode ser considerada a maior emprasa de web existente atualmente, forte concorrente de outros grandes grupos como windons, ela já se consolidou no mercado, a possibilidade de um novo software para TV digital seria mais um grande passo. Sua insersão nesse meio poderá agregar muitas vantagens para TV, que hoje utiliza pouco de meios como a internet para produzir conteúdo e não tem muito retorno. A insersão da Google pode trazer muitas novidades e vantagens com sua TV digital.

    ResponderExcluir
  4. Para o jornalismo, em minha opinião, será muito bom. Mais mercado e oportunidades. A TV Digital requer profissionais qualificados, e quanto mais empresas aderirem, mais profissionais serão necessários. Apesar do Google ser uma grande empresa, essa atitude poderá abrir espaço para que outras empresas queiram disputar o mercado neste segmento.

    ResponderExcluir
  5. Como disse o Hélio, as emissoras de TV já sofreram um impacto na audiência com as publicações de seus conteúdos na Internet. O nosso jornalismo vem mudando assim como o mundo muda, a web foi um grande passo para essas mudanças, e mudanças sempre assustam. A TV digital vem para aprimorar e ampliar nosso espaço, essa nova adaptação será responsável pelo crescimento de empregos, de conteúdos e principalmente de inclusão social. Pode se dizer, que ela se tornara uma concorrente da internet, mas convenhamos todos tem seu espaço, assim como as rádios que não acabaram, os jornais que não foram substituídos.
    Precisamos evoluir junto com o mundo.

    ResponderExcluir
  6. Não sei se o público está pronto pra uma nova tecnologia, principalmente quando ela chega sem muita explicação. Acredito que pro jornalismo é um ganho e pra quem souber usar essa nova tecnologia, mas pra grande massa talvez seja apenas mais uma nova tecnologia que eles têm que fazer uso pra sentirem-se dentro da globalização.

    ResponderExcluir
  7. Primeiro o projeto vai passar por um longo período de adaptação, como todos os novos meios passam. Depois, caso o material seja realmente interessante, vai ser um novo meio válido para se obter informação. Temos que pensar que tudo aquilo que facilita ou melhora nossa visão sobre as coisas é bem vinda, nós é que não podemos parar no tempo. Devemos torcer para que muitos tenham acesso ao novo material.

    ResponderExcluir
  8. Já disse aqui que sou meio avessa a essas novas tecnologias. E o que é pior,
    não entendo bulhufas do assunto. Portanto sintam-se a vontade para me corrigir se eu tiver entendido tudo errado sobre o texto.
    TV Digital, TV Google, internet, “informação”, interatividade... Imagina a renda com publicidade que isso vai gerar ao gigante da internet? Assistir “sossegada” à novela ou ao futebol com aqueles intervalos comerciais convencionais vai virar coisa do passado. O negócio é vender, comprar e entreter. Ou será que é entreter mais para vender mais ainda? Para tudo que eu quero descer. E aproveitando que o assunto é bastante comercial, alguém ai tem uma passagem de volta ao século XIX?

    ResponderExcluir
  9. O telejonalismo terá que mudar sua postura, ao contrario do que acontece hoje, o jornal com matérias distantes do telespectador, agora a TV digital chega com o telejornalismo local, o cidadão terá muito mais conteúdo de seu estado do que de estados de fora. Isso acarretarra em um aumento representativo de mão de obra o que faz com que cada estado cresça mais. Que venha logo a TV digital!

    ResponderExcluir
  10. Acredito que a entrada da Google na TV digital irá contribuir para que haja uma maior interação na tv. A Google como uma das maiores empresas do mundo têm muito o que agregar ao processo de digitalização da tv. Acredito que novos formatos de telejornalismo e de produção audiovisual irão surgir. Talvez fique evidente uma mistura de TV e internet. As possibilidades de transmissão do conhecimento aumentam e o bombardeio de informações será cada vez maior. Concordo com a Cíntia no que tange ao aumento da comercialização via tv. Vamos esperar para ver neh.

    Fernanda Silva Araújo

    ResponderExcluir
  11. Unir televisão e internet pode ser algo muito atrativo. Se hoje o maior concorrente da TV é o ambiente virtual, unir essas duas ferramentas pode trazer interatividade, novidade, agilidade na informação e entreteinimento.

    Mas penso que é cedo pra julgar os impactos que essa nova possibilidade de TV digital do Google vai gerar, tanto na sociedade quanto nos demais meios de comunicação. Como o Guilherme disse, o projeto vai passar por um período de adaptação, e só depois que poderemos dizer se vai funcionar ou não.

    ResponderExcluir
  12. Com certeza uma união entre internet e tc digital pode ser proveitosa, mas é preciso ver a forma como isso será feito. Acho que o mais importante é que os telejornais terão que se adaptar a essa novidade.É sempre bom ter novos meios de comunicação, novas formas de divulgar a informação. Mas ainda é cedo para dizer se isso será bom ou ruim.

    ResponderExcluir
  13. Marco Aurélio Ribeiro de Jesus7 de junho de 2010 às 13:15

    O meu medo está ancorado em uma razão lógica: o monopólio do Google em relação as novas mídias. Trata-se de um aglomerado comunicacional que tem, constantemente, conseguido atingir novos adeptos. Porém, o que fazer com o este novo direcionamento é um paradigma a ser quebrado.

    Vejo grandes possibilidades neste novo empreendimento, mas, novamente, ratifico, precisamos acompanhar de perto como os empreendedores do google irão transmitir informações e entretenimento.

    ResponderExcluir
  14. Vinícios Sebastian9 de junho de 2010 às 14:12

    a união entre Internet e tv digital aumenta o campo de comunicação, além de proporcionar maior qualidade nos produtos divulgados. Acho interessante, mas precisamos acompanhar as inovações e nos atualizar com o que há de melhor no mercado, com entretenimento e informação confiável.

    ResponderExcluir