sábado, 25 de fevereiro de 2012

Governo baixa portaria obrigando 75% das novas TVs a terem Ginga em 2013

Por Samuel Possebon - Tela Viva News - TV digitalsexta-feira, 24 de fevereiro de 2012, 10h26

O governo publicou nesta quinta, 24, a Portaria Interministerial 140, assinada pelos ministros de Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp. Trata-se da portaria que estabelece o Processo Produtivo Básico (PPB) de televisores para a incorporação do middleware Ginga. Conforme antecipado por este noticiário na semana passada, o governo abriu mão de exigir da indústria de fabricantes de TV a incorporação compulsória do Ginga em 2012. Essa exigência só passa a existir a partir de 2013, quando o percentual total de televisores com tela de cristal líquido produzidos no Brasil com o middleware Ginga instalado e funcional deverá ser de 75% do total da produção, e 100% dos televisores conectados. Em 2014, esse percentual passa a ser de 90% do total de TVs e 100% das TVs conectadas. Outra novidade da portaria é que ela exige que os fabricantes abram a porta de comunicação IP dos televisores conectados ao Ginga, para permitir interatividade real. Havia a preocupação de que os fabricantes não oferecessem essa facilidade, restringindo o acesso IP apenas ao middleware nativo dos televisores e a seus próprios aplicativos.

Caso as empresas optem por iniciar a produção de TVs com Ginga já este ano, poderão abater o total produzido da cota de 2013, desde que seja respeitado o mínimo de 60% de TVs produzidos com Ginga em 2013.

O governo aposta que além do PPB, um forte impulsionador do Ginga serão aplicações de governo eletrônico e aplicativos subsidiados com investimentos públicos. A intensificação desses programas de estímulo é aguardada agora.

Prezadas e Prezados, não entenderam nada? Ótimo, pesquisem sobre o assunto e coloquem o resultado nos comentários. Pela complexidade do tema, exclusivamente este post terá pontos extras para aquele(a)s que fizerem as melhores pesquisas e comentários - que inclui as suas próprias impressões.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Jornal Nacional encerra 2010 com a pior audiência da história


Tradicional programa da Rede Globo tem queda de 24% de sua audiência na década

Da Redação do R7 - 05/01/2011 às 10h12

O Jornal Nacional, da Rede Globo, perdeu um de cada quatro espectadores nos últimos dez anos. O programa jornalístico da emissora carioca caiu de 39,2 pontos de audiência em média em 2000 para 29,8 pontos em 2010.

A análise foi publicada hoje na coluna Outro Canal, de Keila Jimenez, no jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a jornalista, o ápice de audiência do JN nestes anos aconteceu em 2004, quando fechou o ano com média de 39,4 pontos.

Os números mostram, ainda, que 2010 foi o primeiro ano que o programa ficou abaixo dos 50% de share (índice que contabiliza apenas os televisores ligados).

Em 2010, o Jornal Nacional registrou 49,3% de share contra 56% em 2000 e 61,9% em 2004.
No mesmo período entre o auge e a pior marca do JN, os concorrentes tiveram resultados variados na faixa de horário do jornalístico da Globo.
O SBT passou de 9,9 pontos em média em 2004 para 4,9 em 2010 - uma queda de 50,5%.
Já a Record quase triplicou a audiência - pulou de 3,6 em média em 2004 para dez pontos em 2010, crescimento de 178%.

Em 2010 o JN programa completou 41 anos – estreou em setembro de 1969.

Cada ponto no Ibope corresponde a cerca de 60 mil domicílios na Grande São Paulo.

Prezadas e Prezados, embora a fonte desta notícia seja suspeitíssima (é o site da Record), as informações são verdadeiras. Então ficam as perguntas: porque está acontecendo isso com o Jornal Nacional? E como podemos fazer nosso exercício na disciplina evitando os erros?


 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Bastidores do Jornal Nacional







Prezadas e Prezados,

Dêem sua opinião sobre esses processos de produção. E como vamos devemos fazer para reproduzirmos um pouco deste caminho durante nosso semestre.

Dicas para uma boa disciplina

Prezadas e Prezados,

Seguem algumas informações sobre a nossa disciplina:

1) São várias as nossas avaliações: as principais, referem-se aos 4 Telejornais  que iremos produzir, valendo15 pontos cada um. Soma-se ao  TIDIR ou Trabalho Especial (para aqueles que não fizerem TIDIR) - 20 pontos e a participação neste Blog (20 pontos).

2) Datas e regras de avaliação no Plano de Aula, distribuído do em sala e presente na seção de Material Didático do SOL.

3) Tentaremos fazer parte das produções em sala de aula, principalmente no que se refere as pautas e aos roteiros. Toda a parte operacional, no entanto, é encargo dos grupos que deverão agendar e operar os equipamentos.

4) Qualquer trabalho espcial será explicado em sala de aula mas estará também neste Blog. É importante ficar atento às postagens e aos prazos de entrega.
5) Fique atento também ao material disponível na seção Material Didático no SOL. Sua principal atribuição é complementar o que foi dado em sala de aula. Além disso, será a principal referência para uma eventual Prova Alternativa.
6) Todos os trabalhos deverão ser entregues em formato físico, impresso o Espelho do jornal, as Pautas e os Roteiros de Edição das reportagens. Os  telejornais devem ser  entregues em DVD, não aceitando, sob qualquer argumento, a entrega virtual, via endereço eletrônico ou outro. Trabalhos entregues fora do prazo perderão pontos.

7) Tais trabalhos poderão, a critério do professor, serem disponibilizados para os portais da UNA, em especial a UNA.TV.

8) Nossas aulas são expositivas, com debates e ampla participação, que também será avaliada.

9) É importante os alunos manterem um caderno de anotações para as aulas expositivas. O professor alterna escrita no quadro com slides e videos, mas apenas as idéias principais. Os estudantes devem anotar suas próprias impressões ou observações que acharem pertinentes junto ao tópico. Tal metodologia ajuda na fixação da matéria e tem se mostrado um fundamental roteiro de estudo para as avaliações.

10) Não há abono de faltas, nem por doença atestada com comprovante. Os únicos abonos aceitos são aqueles determinados pela secretaria acadêmica.

11) Os livros da disciplina tem em bom número na biblioteca, conforme determinação do MEC, mas costuma serem todos emprestados nas vésperas de avaliações pois outras disciplinas também os utilizam. Fique atento!