quinta-feira, 20 de maio de 2010

Google anuncia sistema que vai levar internet à TV

Por Marina Langa - Folha Online - Informática - 20/05/10

Dentro das expectativas que pairavam no mercado há meses, o Google anunciou o sistema de TV na conferência de desenvolvedores I/O nesta quinta-feira (20), em San Francisco, nos EUA.

A ambição do Google mira um público espectador composto por 4 bilhões de pessoas, o que faz deste mercado o maior do mundo, com publicidade equivalente a US$ 70 bilhões anuais.

Segundo o blog de tecnologia Engadget, o Google disse que o "vídeo deve ser consumido na maior, melhor e mais brilhante tela na sua casa, que é a TV".

O sistema da plataforma de web para TV roda em sistema operacional Android. O Google anunciou que vai liberar ferramentas desenvolvedores "criarem suas próprias experiências". Na I/O, participam 3.000 programadores que trabalham com o sistema do Google.

Também foram confirmadas as parcerias com Sony (responsável pelo aparelho televisivo), Intel (processador Atom) e Logitech (o chamado box do sistema de TV-internet), conforme rumores que circulavam há meses.

Grosso modo, o sistema leva comandos da internet à programação televisiva --por exemplo, se o usuário faz uma busca pelo seriado "House", vai encontrar resultados tanto da televisão (canais FOX e USA nos Estados Unidos) e na internet (Fox, Hulu e Amazon, também tendo como parâmetro os EUA). Usuários também poderão gravar o conteúdo, por meio do sistema digital DVR.

"Para usuários, não importa de onde o conteúdo venha. Eles querem apenas que seja rápido e conveniente", disse o gerente de produto do Google, Rishi Chandra.

A tela inicial apresentada pelo Google dispõe todo o conteúdo favorito do usuário, assim como aplicativos --com parcerias da Amazon e da NetFlix, segundo o executivo do Google.

Na conferência, houve demonstração de personalização de conteúdos na televisão, a partir do exemplo de que o filho de Chandra gosta da série infantil Sesame Street (Vila Sésamo, na versão norte-americana). Com o Google TV, ele pode centrar o que vai assistir nos personagens favoritos, por intermédio do site oficial do seriado.

Outra função simultânea apresentada pelo Google é voltada ao esporte: no exemplo, um jogo de basquete figura em uma tela secundária, enquanto o usuário navega pela tabela de resultados do Yahoo! no browser, em primeiro plano. "É apenas uma ferramenta simples", comentou Chandra.

No hardware, vêm embutidos conexão Wi-Fi, entrada para cabo existente (TV ou satélite) que é conectado à caixa de TV do Google via HDMI, unidade de processamento gráfico (para gráficos avançados de visualização na internet) e microprocessador para sinal digital (voltado para áudio e som).

O Google teve alguns problemas técnicos na demonstração do sistema no evento, e atribuiu isso ao sistema Bluetooth dos celulares ligados. Mesmo pedindo constantemente o desligamento dos aparelhos, o problema persistia.

"Vocês viram o potencial da computação em nuvem. Vocês viram a possibilidade de ir do servidor para o cliente --nesse caso, a televisão-- e vocês ainda podem programá-la, usando as poderosas ferramentas usamos todos os dias", disse Eric Schmidt, executivo-chefe do Google, que subiu ao palco no final da apresentação.

Prezadas e Prezados, olhem para a notícia e olhem para frente. O que vai ter isso a ver com a sua carreira?

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Tudo pela audiência


Globo e Record disputam público mineiro com novidades na programação


Por Marcelo Fiúza - Revista Encontro


Em um canal, músicos famosos dedi­cam ao telespectador canções que destacam os valores da mineiridade em singelas vinhetas. Em outro, uma miss Brasil mineira repatriada ao estado apresenta um programa nacional de variedades. Na busca pela preferência do telespectador algumas emissoras estão inovando cada vez mais em suas estratégias, como é o caso da citada campanha institucional da Globo Minas, que conta com Lô Borges, Pato Fu e Tianastácia, entre outros músicos da terra, e o da Record, que colocou a modelo Natália Guimarães participando, do estúdio em Belo Horizonte, do matinal Hoje em dia. Uma saudável disputa na qual quem sai ganhando é o telespectador.


Em comum entre as estratégias de ambas as emissoras está o objetivo de dar uma cor cada vez mais local à programação. Segundo Marcelo Matte, diretor da TV Globo Minas, a iniciativa da campanha institucional, no ar desde janeiro, deu certo. “Tivemos um retorno fantástico do telespectador, recebemos centenas de e-mails e telefonemas de pessoas com mensagens elogiando as músicas”, diz. Matte afirma, entretanto, que a campanha institucional com os músicos não surgiu como ideia isolada, mas faz parte de uma ampla estratégia iniciada há 13 anos, quando foi criada a marca Globo Minas, com metas e orçamentos próprios em relação a outras emissoras e afiliadas da rede nacional. “Nós construímos um plano estratégico para a TV, que passou a se chamar Globo Minas. A premissa principal é mineirar a programação, construir a percepção no telespectador de que somos uma empresa mineira, mas sem perder os atributos do trabalho da Globo nacional”, explica.


Segundo Matte, isso se reflete em ações institucionais e projetos sociais já notórios da cultura local, como o Minas ao luar e o Ação global, em parceria com o Sesi, e o Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte, voltado para o incentivo à educação, cultura e esportes para adolescentes e jovens no Aglomerado da Serra. “Criamos há nove anos um programa regional cultural mineiro, o Terra de Minas. Mudamos toda a concepção estética dos telejornais locais, cenário, sotaque, abor­dagem, com uma pauta muito mais comunitária e envolvida com as questões metropolitanas e do estado”. Hoje, segundo ele, o Terra de Minas é o único programa regional que faz parte do canal Globo Internacional, que tem 500 mil assinantes no exterior. “Com o investimento no jornalismo, dobramos em 13 anos o número diário de matérias produzidas em Minas e exibidas nos telejornais de rede. E conseguimos construir uma percepção no nosso telespectador que, ao ver a Globo, vê Minas também”, celebra o diretor.


O executivo adianta que mais novidades vêm aí, a maior parte delas com campanhas sociais e de relacionamento com o mercado. “Temos um projeto de reflorestamento urbano, que começou em Belo Horizonte há dois anos, foi ampliado para Betim e este ano vai para Contagem”, diz . No início deste ano, a Globo Minas lançou projeto de incentivo e apoio à cidadania, com o intuito de premiar instituições e pessoas que contribuíram para a qualidade de vida da cidade. Em parceria com a Fundação Dom Cabral, a parceria foi batizada de Projeto Bom Exemplo. Ele anuncia também um torneio de futebol infanto-juvenil em áreas de risco da cidade, nos moldes do consagrado Troféu Corujão, para adultos.

Na Record, a estreia este ano de Natália Guimarães apresentando o Hoje em dia também não foi fruto do acaso. É resultado de uma proposta iniciada há meses pelo diretor Carlos Roberto Alves, que teve a missão de fazer com que a emissora “tivesse a cara do mineiro”. “Esse era o desafio e me foi dada liberdade para isso”, diz Alves, que começou a desenvolver o conceito investindo no telejornalismo. “Quase 7 milhões de reais de investimento em equipamento e pessoal”, destaca o diretor, que em dezembro passado inaugurou na sede da TV, no bairro da Floresta, um news room com 448 m² e cinco cenários para os jornais locais. Para este ano, os investimentos preveem a criação de novas equipes móveis com links remotos para ampliar a cobertura ao vivo.

O quadro de pessoal também foi reforçado com 35 contratações. Um deles é o jornalista Luiz Gustavo da Luz que, após 22 anos de Globo, mudou de emissora. Cabe a ele fazer, em Minas, as reportagens sobre temas nacionais. Luiz Gustavo elogia a linha editorial da Record: “É um jeito novo de fazer jornalismo, com a câmera mais solta, em que devo contar ao telespectador o que estou vendo, sentindo, ouvindo, como testemunha da notícia. Isso dá margem ao improviso, o que é um desafio. É realista, sem ser trivial”, diz o repórter, que confirma a generosidade da proposta que lhe foi feita. “A Record me deu uma boa valorizada”, diz, sem comentar valores. Em janeiro, a grade de telejornais foi ampliada, com a estreia do Direto da redação, no ar diariamente às 6h45, com apresentação de Daniela Murad – outra recente aquisição da casa. E com isso também aumentou o número de reportagens produzidas regionalmente para os programas nacionais.


Mas faltava ainda a cereja do bolo, segundo Alves. “Precisávamos ver o mineiro em rede nacional. Daí tive a ideia do Hoje em dia com a Natália Guimarães”, conta o diretor sobre a bela juiz-forana que conquistou o país ao ganhar o título de miss Brasil em 2007. Em 2008, já como atriz da Record, Natália participou de novelas como Caminhos do coração e Os Mutantes. Ela confessa que o convite para voltar para Minas, feito ano passado, veio em boa hora e foi aceito de bom grado. “Eu já estava querendo voltar e voltei com um projeto nacional”, explica a apresentadora.


Prezados, comentem essa notícia e aproveitem para falar do mercado belohorizontinho.

(sugestão da notícia da colega Alessandra Gálatas)

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terça-feira, 4 de maio de 2010

"Jornal Nacional" perde mais ibope em 2010

Por Ricardo Feltrin - Colunista da UOL - 03/05/2010

O ibope do "Jornal Nacional", um dos principais produtos da TV Globo, continua em queda no ibope em números da TV aberta. O telejornal, que começou a década com 38 pontos de média, termina abril em 29 pontos --uma queda de 24%. No ano passado a média foi de 31 pontos. O "JN" tem perdido audiência de forma consecutiva desde 2006, quando a média foi de 36,4 pontos. Cada ponto equivale por 55 mil domicílios sintonizados na Grande SP.

Se por um lado a queda é mensurada em pontos de audiência, por outro é preciso levar em conta que a própria metodologia da pesquisa do Ibope mudou expressivamente desde 2000. Em 2001, por exemplo, cada ponto de ibope equivalia a cerca de 40 mil domicílios sintonizados, enquanto hoje cada ponto vale por 55 mil.

Com essa perspetiva, os 39,2 pontos obtidos em 2000 (1,56 milhão de casas na Grande SP) não diferem muito dos 28,8 pontos de 2010 (1,58 milhão de casas sintonizadas). A população brasileira cresceu 8,4% entre 2000 e 2007, segundo dados recentes do IBGE. Depois, em 2005, o Ibope passou a incluir a utilização da TV também para uso de videogames, DVD e internet. Também deve-se lembrar que há um aumento sensível no número de pessoas que assistem ao "JN" (e à Globo) pela internet.

Prezadas e Prezados, façam a análise desta notícia e o impacto para o telejornalismo.