quinta-feira, 8 de abril de 2010

Um celular na mão e uma idéia na cabeça

Telefonia móvel e outras novas tecnologias estão ao nosso dispor. Como elas são usadas é a principal questão. Para o jovem, essa inovação é absorvida e manipulada com naturalidade. Será que os estabelecimentos de ensino já se deram conta disso - e será que estão sabendo aproveitar tanta modernidade a seu favor?

por Gustavo da Silva Barbosa - REP Educação e Terceiro Setor - 18/09/2009

O telefone celular sempre foi visto como vilão nas escolas. O aparelho ligado durante as aulas pode atrapalhar o trabalho do educador e ser motivo de distração para os alunos. Para piorar essa fama negativa, a internet está cheia de vídeos gravados em celular com estudantes brigando com professores. Será que é possível transformar o telefone de inimigo em herói? É essa mudança que o projeto Minha Vida Mobile (MVMob) vem realizando desde 2008. Como? Fazendo do celular uma ferramenta cultural e pedagógica.

É simples. Disciplinas como Ciências, História, Matemática e Informática podem virar trabalhos escolares na forma de vídeos, animações, áudios e fotografias. Tudo com o celular. O MVMob promove um concurso cultural em que os autores dos melhores trabalhos feitos com tecnologias móveis concorrem a prêmios como equipamentos para a produção de novos conteúdos. A premiação acontece semestralmente, ao final do primeiro e do segundo semestre de cada ano.

Além disso, a equipe do MVMob realiza, em escolas públicas e particulares, oficinas de técnicas de gravação em vídeo e áudio, fotografia e produção de notícias. De agosto de 2008 a agosto de 2009, o MVMob fez 14 oficinas em dez cidades de Minas Gerais. Nesse período, houve 435 cadastros na webcomunidade do projeto, mais de 200 vídeos, 400 fotografias e 100 peças de áudio publicadas. A capital paulista e cidades do interior de São Paulo também já receberam o grupo. O coordenador Wagner Merije explica que o MVMob é destinado tanto a estudantes quanto a educadores. "Buscamos promover a convergência da cultura com a tecnologia e a educação. O projeto integra o conceito de mobilidade à transmissão de conhecimentos e incentiva a produção de audiovisual no ambiente escolar", diz.

Inovação
Levando em conta que a escola é o local onde se descobre e se fomenta o conhecimento, nada mais estimulante que explorar alternativas inovadoras em associação com o processo educativo. Segundo Wagner, a proposta de aliar o celular nesse contexto traz vários benefícios. "Trabalhar com a tecnologia e as novas mídias pode oxigenar o dia-a-dia das escolas, motivar e envolver os alunos, bem como criar condições para que eles invistam nessa área como perspectiva de carreira, já que novas profissões têm surgido no mundo digital", afirma. Dessa forma, é atribuída uma resignificação ao aparelho telefônico móvel e, assim, ele pode passar a ser um aliado dentro dos colégios.

Os alunos têm liberdade para fazer trabalhos sobre os temas de seu interesse. A partir das oficinas do MVMob, eles desenvolvem junto com os professores os assuntos e formas de abordagem que desejam explorar. Um grupo produziu vídeos sobre meio ambiente, outro fez fotos tratando de dependência de drogas, outro pegou o conhecimento adquirido nas aulas de História e fez ilustrações sobre nazismo e ditadura. Há também os que fazem uma apresentação de tomada única, numa linguagem de teatro.

Para a assessora pedagógica Roberta Scatolini, o MVMob permite que a comunidade escolar debata tópicos polêmicos, mas obrigatórios no currículo. Entre eles, por exemplo, a orientação afetivo-sexual e a diversidade étnico-racial. "Em O amor não tem limites, os estudantes fizeram um vídeo sobre uma relação entre duas garotas e abordaram o conflito que isso causa no grupo que elas pertecem. Já em Racismo, os estudantes propõem uma série de perguntas sobre o tema - o que pode servir de material para o espaço educativo". De acordo com Roberta, é bem mais atrativo para os alunos um processo de ensino-aprendizagem em que eles são sujeitos. "Ao usar a tecnologia, eles são autores da cultura e da arte e ainda podem subsidiar o debate organizado pelo professor, que deve sempre fazer o plano de aula e levar mais conteúdo para ser problematizado".
(...)

Colegas, conheçam mais do projeto e dêem sua opinião.

14 comentários:

  1. Para alunos é estimulante e diferentes trabalhar com midias móveis. Os alunos se cansam daquele ensino chato sem inovações. Essa premiação estimula que os alunos façam trabalhos interessantes utilizando um aparelho movel, o objeto presente na vida de quase todos os jovens e faz com que o aprenzido seja mais intenso e mais interessante!
    Andressa dos Santos

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  2. já não é de hoje que o professor compete não só com celulares como uma série de outros gadjets. a atitude tomada é nada mais que o velho ditado popular: já que não pode vencê-los junte-se a eles.

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  3. Sem dúvida alguma nosso maior desafio no mundo contemporâneo é saber lidar com as ferramentas tecnológicas. Se nós, que já somos mais crescidinhos, nos perdemos em meio a tanta evolução, utilizando muitas vezes de forma menos proveitosa a telefonia móvel, que dirá as crianças.
    Em casa, junto à família, e nas escolas ensinar a manipulação natural do telefone móvel não é tarefa das mais fáceis. Para muitos jovens, o celular faz parte do próprio corpo, mas só é utilizado para fazer e receber chamadas, enviar e receber torpedos e fazer fotos.
    Nessa hora, projetos como o Minha Vida Móbile (MVMob), do mineiro Wagner Merije, podem servir como um incentivo positivo e estimulante.
    No MVMob o jovem aprende a desenvolver habilidades no celular bem diferentes das que está acostumado a usar. E abusa da criatividade na criação de áudios, vídeos e imagens. Certamente o projeto funciona como um grande aliado das instituições de ensino. E de quebra, das famílias que penam para gerenciar o assunto dentro de casa.

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  4. Acho muito valida a iniciativa do projeto, pois já que não temos condição de policiar essa modernidade que a cada dia faz mais parte da vida social das pessoas e dos jovens, entre eles estudantes, nada mais justo que usar essa tecnologia a favor do ensino e não a proibição do uso. Não tem como ser controlado o uso dos aparelhos celulares, tendo em vista que isso hoje é algo que todo mundo tem e não abre mão de ser usado, acredito que agregar o uso dele no ensino é a forma mais sábia e educadora que o projeto e as escolas encontraram. De certa forma as escolas conseguem passar uma nova forma de fazer o uso dos aparelhos para algo produtivo, coisa que para as pessoas mais jovens o celular não agregava esse valor. Apoio o projeto e acho que pode ser melhorado no ponto de divulgação e orientação mais especifica pra quem demonstrar interesse, pois assim talvez conseguíssemos da uma orientação nas escolhas profissionais, coisa que o ensino base do nosso país não oferece.

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  5. Acho bacana a proposta do projeto. Ate porque eh necessario que ocorra a evolucao dentro das salas da aula, principalmente nas escolas onde os jovens comecam a formar e defenderem suas opinioes. Os trabalhos todos seguem uma linha humanista que possibilita uma visao mais ampla sobre diversos assuntos. Tudo isso, sem contar que eles estao aprendendo a dominar uma nova ferramenta que eh o celular.

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  6. A escola tem o dever de preparar o adolescente para o mundo. De que adianta distânciá-lo da modernidade se ele vai sempre ter que lidar com ela?

    A ferramenta pode produzir notícia, lançar vídeos de cunho relevante e atentar as novas notícias ao redor do mundo, o que, de fato, gera conteúdo acadêmico para o aluno.

    No momento, tudo o que é impresso está perdendo espaço, uma vez que quase todos aqueles que frequentam a escola tem um computador e acesso grátis a sites que possibilitam ao usuário uma maior praticidade com o seu aparelho celular. Por que não motivá-lo a usar, além pelo motivo da diversão, para a realização de trabalhos e/ou interesses da escola?

    Guilherme Côrtes Guimarães

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Os grandes veículos de comunicação já exergaram as várias possibilidades que os celulares oferecem. Já passava da hora de instituições de ensino adotarem novos recursos para estimular o aprendizado e buscar mais retorno dos alunos. Quem é ou já foi estudante sabe: quanto mais interativa e diferente for a aula, maior é o interesse em aprender.

    Voltando ao exemlo da grande mídia, observamos que o "leitor" está cada vez mais interessado em não só consumir notícia, mas também contribuir para que ela seja construida. A TV abre espaço para que conteúdo gerado pela audiência complete as informações exibidas pelos profissionais. Muitas vezes, uma equipe de jornalistas não consegue captar imagens de um evento, daí conta com aqueles que estavam no local e registraram o acontecido em seus aparelhos celulares. Isso não é revolução, é evolução constante! Fantástico. "Participação" é a palavra-chave.

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  9. Marco Aurélio Ribeiro de Jesus17 de abril de 2010 às 09:53

    A má fama do celular nas instituições de ensino está atrelada ao arcaísmo. Fato! O celular pode, e deve, ser utilizado como ferrtamenta pedagógica, porém, os professores precisam manter a mente aberta sobre isso. Imagine a situação: um aluno precisa de material de reforço, eu possuo um video explicativo no meu celular, por fim, disponibilizo, a todos os alunos, o video por intermédio da ferramenta de bluetooth. É de suma importância amadurecer a idéia na cabeça de outros docentes para que o aprendizado seja produtivo. Não adianta ficar com utopia e comparando os "pseudo gênios" da atualidade com o passado. Assim como meu avô nasceu na era do peão, meu pai na era da pipa, e eu na era da informática, os jovens, de hoje, nascem na era da tecnologia móvel, a mobilidade está estampada em todos os segmentos, então, porque não utilizá-la em nosso favor?

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  10. O celular já provou para todos que pode ser muito mais do que uma simples telefone. Ele já se tornou uma ferramenta que auxilia em projetos de vídeo e já foi reconhecido por várias emissoras de TV como ferramenta de uso do telespectador, que envia vídeos com acontecimentos para os programas de locais onde as TVS não conseguem chegar. Uma ferramento fácil de ser utilizada, portátil e comoda para todo cidadão, o celular já esta inserido no mundo dos jovens, e por que não ser utilizado na aplicação pedagógica das crianças? O prêmio que investe no uso do aparelho para criar conteúdo é mais uma forma de reforçar a utilizadade do aparelho e suas várias possíbilidades, além de motivar a sociedade, principalmente a sua parcela jovem, a explorar um pouco mais do que já faz parte de sua rotina diária.

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  11. Projetos como o "Minha Vida Mobile" mostram formas positivas de se usar o celular,na área da educação e produção cultural.

    É importante que as instituições de ensino percebam as mudanças e abram espaço para participação dos estudantes nesse processo.

    Lembremos dos concursos de cinema de curta metragem que estão sendo feitos por câmeras de celular. Celular hoje, não é mais um simples aparelho pra fazer uma ligação telefônica.

    Com recursos como conexão à internet, câmera de vídeo, máquina fotográfica, gravador de áudio, TV digital e outros componentes multimídia, os aparelhos atuais possuem múltiplas funcionalidades e ajudam a promover formas diferentes de produção e interação sócio-cultural.

    Alexandre Pimenta

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  12. Acredito que a utilização do celular nas instituições de ensino transformará as aulas, deixando-as mais atrativas para os alunos. O celular é nos dias de hoje um instrumento fundamental para a muitas pessoas. É importante aliar as novas tecnologias à criatividade dos alunos, que podem fazer vídeos, fotos, gravar áudios, entre todos outros. Acredito que se utilizado nas salas de aula conforme o proposto no projeto MVMob, o celular não será mais um vilão nas escolas.
    Fernanda Silva Araújo

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  13. Vinícios Sebastian9 de junho de 2010 às 14:07

    A utilização do celular e de outros meios de comunicação movel vem de encontro com a rápida e diversificada forma de se comunicar. Acredito que a correta utilização das ferramentas acrescenta e muito o conhecimento e incentiva a criatividade, fazendo com que a informação chegue de forma agil e constante.

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  14. Toda escola tem o propósito de preparar a criança para o mundo. E que forma melhor de fazê-lo do que ensinar a usar a tecnologia de forma inteligente e útil? Através de atitudes como essa, a escola estimula a criatividade da criança, forçando-a a pensar em soluções por si só, além do fato de que toda criança adora o que é novo, e usando essa forma nova de mídia para ajudar na forma antiga de ensino, as escolas encontram um grande aliado na hora de transmitir conteúdo para as crianças.

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