terça-feira, 23 de março de 2010

As histórias das parteiras rurais de Caruaru



Prezados, na humilde opinião deste seu professor, o Globo Rural é o melhor exemplo de telejornalismo produzido no país. Vejam essa matéria, explorem o site e dêem sua opinião.

6 comentários:

  1. Confesso que sempre admirei o trabalho das parteiras, não só de Caruaru, mas do Nordeste como um todo. Além do estado de Pernambuco, existem mulheres na Bahia, Paraíba, Bahia e Maranhão que trabalham há anos trazendo bebês ao mundo.
    O que mais me impressiona, é a abnegação que elas têm pela profissão. Acredito que o orgulho que sentem é o mesmo que sentimos quando assistimos a tanta dedicação e zelo. Lá dos confins do mundo, nos grotões do Brasil, a troca de respeito e carinho entre parteira e gestante serve de exemplo e estímulo a todos nós, cujo corpo e alma andam endurecidos, sobreviventes que somos das selvas de concreto.
    Na semana em que acompanhamos o julgamento dos “Nardoni”, casal de Pedra (corretamente apelidado, a meu ver, pelo Arnaldo Jabor) o vídeo funciona como um alento no coração. A despeito de tanta atrocidade, ainda existe amor que se derrama, nos contagia e se espalha pelo mundo. Podemos respirar um pouco mais aliviados.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi este programa no domingo, achei muito interessante. A forma como foi abordado o assunto, as passagem com cada parteira, as histórias tudo ficou e agradavél, concordo plenamento com o Professor é um grande exemplo de telejornalismo.
    São pessoas simples nas maiorias das reportagens e diferentemente de muitas pessoas da cidade eles se expressam de uma forma que o telespectador não sinta vontade de delisgar a tv e volta a dormir.

    De brinde agente ainda pode acompanhar o finalzinho de parto. Contagiante.

    Ana Paula de Paiva

    ResponderExcluir
  3. Simplicidade, essa é a chave para se fazer um programa de tv. Informa, entretem, diverte e abrange assuntos diversos com uma linguagem que alcança, desde a pessoa mais simples até o empresário que assiste, para saber o valor da arroba. Desde o primeiro programa exibido em 6 de janeiro de 1980, é possível perceber o cuidado com cada reportagem, a abrangência dos assuntos é respaldada com a participação de especialistas. Não tem efeitos especiais, maquiagens, ou quer outra máscara, que não permita ver o que as pessoas são em qualquer lugar desse imenso Brasil.
    Para ver como funciona a redação do Globo Rural acesse:
    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM385857-7823-CONHECA+A+REDACAO+DO+GLOBO+RURAL,00.html

    ResponderExcluir
  4. Acho o Globo Rural um programa interessante por manter o ritmo da narrativa em todas as reportagens, de maneira a criar uma identidade inconfundível. A fala do repórter é sempre pausada, sem correria. Os assuntos abordados são bem ilustrados, as passagens são bem escolhidas e o off também. O melhor, no entanto, é o diálogo simplório entre repórter e entrevistado, seja ele do 'povo fala', seja ele um 'especialista'.

    ResponderExcluir
  5. Marco Aurélio Ribeiro de Jesus6 de abril de 2010 às 14:58

    A linguagem utilizada nas matérias é bem objetiva, atende a maioria dos espectadores, o que é fenomenal.

    Parte das matérias são, efetivamente, exemplos de jornalismo de excelência. Além do mais, um bom jornalista é aquele que transforma qualquer fato em notícia, vejo, no Globo Rural, essa qualidade.

    O portal eletrônico é uma mistura de inovação, simplicidade e objetividade. Links de fácil visibilidade, conteúdo interessante e interatividade.

    ResponderExcluir
  6. Querido Claudio, sou suspeito para falar! Adoro pessoas da vida real, adoro programas como Globo Rural, tanto quanto os trabalhos de Mauricio Kubrusly e Regina Case. Esse foi a causa maior para fazer jornalismo. Aprender com as historias dessas pessoas e ainda receber pra isso nao tem preco!!! Materia fantastica, fico tao feliz de ver quanto eles de receberem a Globo na cidade. E Brasil, como esse seu povo eh bonito viu?

    ResponderExcluir