quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MTV testa streaming de seu conteúdo ao vivo para smartphones

Por Fernando Lauterjung - Tela Viva - 24/02/2010

A oferta de pacotes de dados ilimitados das operadoras móveis, sobretudo os pacotes oferecidos com os modelos mais avançados de smartphones, torna obsoleta a discussão sobre a eficiência das diferentes tecnologias de distribuição de conteúdo em vídeo para telefones celulares. Mesmo transmitindo seu conteúdo ao vivo e de forma aberta para dispositivos equipados com receptor 1-seg de TV digital, a MTV testa a transmissão por streaming de seu conteúdo. Ainda em uma URL "secreta", o sinal da MTV codificado para iPhones já está na nuvem. Esta reportagem teve acesso à recepção, que apresenta qualidade de imagem superior à das transmissões de TV digital para dispositivos móveis, mesmo usando a rede 3G de uma operadora. A emissora espera fazer em breve o streaming também para celulares Nokia, diz o diretor de engenharia da MTV, Valter Pascotto. Contudo, explica o diretor de canais da abril, André Mantovani, a emissora não deve simplesmente liberar este conteúdo em um link "solto". Deve ser criado, em breve, um aplicativo para ser instalado nos celulares. O streaming de vídeo seria apenas parte do conteúdo deste aplicativo.

A expectativa é levar o conteúdo do canal à base de smartphones, significativamente superior à base de celulares com recepção de TV digital integrada.

Prezados, o que a notícia diz a você?

19 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não sei ao certo as vantagens e desvantagens que a criação de novos suportes para informação podem trazer. Por um lado o surgimento de novos canais de notícias tende a aumentar o número de funcionários da MTV, neste caso, já que a demanda cresce. De outro, é mais um espaço para a empresa continuar anunciando as novidades do mundo da música como já faz na televisão há um bom tempo, repetindo conteúdo e talvez ocupando um espaço de um outro projeto que possa reinventar o mercado . Porém, nesse primeiro momento, acho bacana a ideia já que teremos (espero) mais empregos na área da comunicação. Sem contar que o usuário passa a ter mais uma opção para escolher onde assistir um programa. E o mais legal é que dessa vez o aparelho cabe no bolso!

    ResponderExcluir
  3. A TECNOLOGIA AVANÇA
    A COMUNICAÇÃO SE RENOVA. ISOLAMENTO É OBSOLETO.
    QUEM NÃO PARTICIPA DA EVOLUÇÃO NÃO FAZ PARTE DA COMUNICAÇÃO MODERNA. É PRECISO QUE A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR-ALUNO CONTINUI A TODO VAPOR.
    O DISPOSITIVO QUE O CELULAR RECEBE PROPORCIONA AO USUÁRIO NOVAS POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO INTERPESSOAL.
    COMENTA ANA LUCIA

    ResponderExcluir
  4. A TECNOLOGIA AVANÇA
    A COMUNICAÇÃO SE RENOVA. ISOLAMENTO NOS TEMPOS MODERNOS É OBSOLETO. QUEM NÃO EVOLUI FICA FORA DO PROCESSO COMUNICACIONAL.A INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO É UM PASSO DECISIVO. ACREDITO QUE O DISPOSITIVO QUE O CELULAR AGORA RECEBE PROPORCIONA MAIOR INTEGRAÇÃO INTERPESSOAL.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, cada vez que fico sabendo de mais uma nova tecnologia a ser aplicada em nossas vidas fico mais atônita. Custei a comprar um celular. Fui a última na família e roda de amigos que cedeu à tentação.
    Na verdade, acompanho vagarosamente essa velocidade de mudanças.
    As pessoas a minha volta não se conformam. Há dois anos, um irmão disposto a me “aplicar” na tecnologia dos telefones móveis, totalmente absolvido e encantado pelas inúmeras utilidades de seu BlackBerry, me prometeu que assim que trocasse de aparelho (para acompanhar os avanços, ele costuma restringir o tempo de uso a poucos meses) eu seria presenteada.
    Na época achei interessante. Mas quando o presente de fato chegou a minhas mãos, o máximo que fiz foi introduzir meu chip nele. Não coloquei pacote de internet, nem nada.
    De posse do BlackBerry mais avançado, meu irmão me perguntou entusiasmado:
    “E ai, Cíntia? Tá gostando do novo telefone?”
    Eu respondi bastante sem jeito e envergonhada:
    “Legal.”
    Pouco tempo depois, cai na real e desisti do aparelho porque não conseguia nem ajustar a sua agenda de contatos.
    Hoje meu BlackBerry jaz no fundo da gaveta do criado-mudo.
    Ainda tomo prumo, me “modernizo” e arranco o danado de lá.
    Nesse dia, a tecnologia de streaming já vai estar obsoleta. Certamente, nossos telefones móveis já estarão fazendo compras, buscando e levando nossos filhos a escola.

    ResponderExcluir
  6. THIAGO CAMPOS

    é uma forma de transmissão de conteúdo a se considerar, pois as pessoas estão trocando a TV pela internet como base de informações, e quando não estão perto de nenhuma TV, ou de nenhum computador, certamente estarão com seus celulares no bolso.

    ResponderExcluir
  7. THIAGO CAMPOS

    é uma forma de transmissão de conteúdo a se considerar, pois as pessoas estão trocando a TV pela internet como base de informações, e quando não estão perto de nenhuma TV, ou de nenhum computador, certamente estarão com seus celulares no bolso.

    ResponderExcluir
  8. A integração celular-televisão só tende a ser benéfica para o usuário que quer estar atento as notícias e ao conteúdo do programa que gosta. O surgimento de novas mídias proporciona a efícacia dos meios de comunicação em inovar e levar seu conteúdo para onde o espectador estiver.

    O problema ainda é a adaptação, muitos se retém pela complexidade dos celulares, eu, por exemplo, sou um deles. Mas se for para a proposta engajar, de fato, chegará um momento em que não teremos escolha: aprender ou aprender.

    ResponderExcluir
  9. Temos ai um exemplo de como a mídia cumpre seu papel, o de levar a informação rapidamente, onde quer que o receptor esteja. E creio que seja extremamente válido, obviamente para quem se interessa, ver o seu programa preferido na tela do celular.

    Há, claro, um problema de adaptação, uma vez que nem todos os aparelhos captam esse sinal e , como citado acima, nem todas as pessoas estão aptas a "pilotar" tais aparelhos.

    Mas no mundo de hoje, onde a tecnologia avança de forma extremamente rápida, é imprescindível esse tipo de adaptação.

    ResponderExcluir
  10. A informação e o conteúdo está cada vez mais chegando onde o usuário estiver. Transmitir o conteúdo da emissora nos celulares, significa que as pessoas terão acesso a ele de qualquer lugar. O que é benefíco, visto que aumenta a possibilidade de se obter informação. Cada vez mais essa recepção de conteúdo em novos meios evolui e consequentemente traz mais qualidade para quem as acessa.

    ResponderExcluir
  11. A informação e o conteúdo estão cada vez mais chegando onde o usuário estiver. Transmitir o conteúdo da emissora nos celulares, significa que as pessoas terão acesso a ele de qualquer lugar. O que é benefíco, visto que aumenta a possibilidade de se obter informação. Cada vez mais essa recepção de conteúdo em novos meios evolui e consequentemente traz mais qualidade para quem as acessa.

    ResponderExcluir
  12. É uma nova forma de levar informação aos telespectadores, acompanhando o que a demanda da modernidade pede. Não sei ao bem como funciona essa nova tecnologia, acredito que terá seus prós e contras, algo visível é que com o uso do smartphone para passar conteúdo da TV as emissoras perderão ibope, mas por outro lado, podem ganhar mais visibilidade com as pessoas que estão sempre ocupadas demais para assentar na frente da TV. Acredito que essa nova tecnologia que a MTV está proporcionando seja mais vantajoso pra ela, pois seu publico alvo são os jovens e hoje eles lideram o comercio dessas novas tecnologias, como a do smartphone.

    ResponderExcluir
  13. Como podemos perceber a inovação tecnologica nos ajuda a conseguir proporcionar a um maior números de pessoas informadas.....é uma forma de conseguir mobilizar mais pessoas com informações até aquelas que não tem tempo...e cada dia que passa fica mais fácil da noticias chegar as pessoas! Muito boa está ideia da MTV...informação nunca é demais é sabedoria!

    Andressa

    ResponderExcluir
  14. o avanço excessivo da tecnologia é algo surpreendente. Quando você compra um aparelho celular e na época acredita que seja o mais evoluído, passam apenas 3 meses no máximo e outros surgem, e com opções muito melhores.
    A tecnologia busca sempre facilitar a vida do usuário. Como telefone com TV e etc. Vai ser muito mais fácil ter acesso as notícias. E hoje o público quer praticidade e informação.

    ResponderExcluir
  15. Em todo e em qualquer lugar.O telespectador "preso" a sua emissora de preferência ou com o conteúdo que mais lhe agradar.Tem situação melhor que essa?
    Esse avanço tecnológico representa a criação de novos empregos para os jornalistas, produtores de conteúdo, especialmente para os "mobiles".

    ResponderExcluir
  16. Em todo e em qualquer lugar.O telespectador "preso" a sua emissora de preferência ou com o conteúdo que mais lhe agradar.Tem situação melhor que essa?
    Esse avanço tecnológico representa a criação de novos empregos para os jornalistas, produtores de conteúdo, especialmente para os "mobiles".

    ResponderExcluir
  17. Dispositivos móveis, hoje em dia quem vive sem eles?
    A cada dia que passa inventam uma nova forma de se transmitir noticias, antigamente telefones celulares eram apenas para receber ou fazer ligações. Hoje em dia, além da função de receber e fazer ligações, podemos assistir nosso programa favorito, baixar vídeos, acessar sites informativos, ouvir músicas entre outras.
    Mas entre ela a que vem se destancando é a notica em tempo tempo real. Podemos aproveitar o recurso para filmar editar e transmitir nossas informações.

    ResponderExcluir
  18. Acho muito válida a chegada de novas possibilidades para veiculação e integração da informação. As tecnologias tendem a surgir aos montes, e, da mesma forma que a seleção natural proposta por Darwin, as mais fortes sobreviverão, evoluindo conforme o passar dos anos.

    ResponderExcluir
  19. Marco Aurélio Ribeiro de Jesus6 de abril de 2010 às 14:46

    Certamente as novas mídias servem para complementar os já existentes métodos comunicacionais. Ja sobre o que o Marco Túlio comentou, acho difícil acontecer, o fim dos jornais impressos, por exemplo, já foi decretado por inumeras vezes. O próprio Times, anunciou que deixaria de veicular sua versão impressa e ficaria somente com a versão online. Porém, mesmo perdendo espaço, as mídias antigas ainda tem o seu espaço. Meu medo é ver métodos de comunicação como jornal impresso, tv, etc., se tornarem vintages...

    ResponderExcluir