segunda-feira, 15 de junho de 2009

Navegação em águas incertas

Por Daniele Frederico - Revista Tela Viva - Edição 190 - jan/fev/2009

Canais com conteúdo audiovisual produzidos especificamente para a Internet pipocam na rede, mesmo sem garantias de sucesso do modelo de negócios

A televisão sempre teve um quê de glamour. Fazer televisão, por outro lado, vai muito além das aparências: exige dinheiro, talento e, principalmente, oportunidade. Devido a esses impedimentos, muitos profissionais - e amadores - que sempre sonharam em ter um programa de televisão, desistiram de seus objetivos.

No entanto, hoje é possível que qualquer pessoa com uma boa idéia (ou, às vezes, nem tão boa) encontre seu espaço em frente às câmeras, mediante preços enxutos ou até mesmo sem custo algum. O que mudou, porém, foi o meio onde esse conteúdo é exibido: a Internet.

Com espaço ilimitado, custos relativamente mais baixos, público de todos os tipos e com o recurso de interatividade já embutido, a Internet tornou-se palco do surgimento de diversos canais, ou "TVs online", como costuma ser chamados, onde pessoas experientes ou amadoras em televisão podem fazer suas tentativas de sucesso. Vale ressaltar que essas TVs na Internet não são retransmissoras de canais de televisão convencionais - embora haja inúmeros sites que disponibilizem o sinal de canais abertos e pagos na rede de forma ilegal - mas sim TVs com conteúdo próprio ou terceirizado, exclusivo do meio.

A ampliação da oferta de banda larga e o barateamento do equipameno necessário para produzir conteúdo audiovisual permitiram que qualquer pessoa com conhecimento técnico montasse sua transmissão via Internet, até mesmo do conforto de sua própria casa. Foi o caso de Fábio Marçal Blanco e Margrid Holschuh, que em 2007 deram início à JustTV. A TV surgiu a partir do trabalho de conclusão de curso de graduação de Blanco. Em seu primeiro ano de existência, foi a casa dele que funcionou como estúdio de TV online. Carca de um ano e meio depois, o projeto foi comprado pelo site Goorila, e hoje está localizado na mesma sede do site de e-commerce, em São Paulo. Com a compra da fatia majoritária da JustTV, a TV pôde crescer e sair da casa de Blanco: hoje tem dois estúdios, duas câmeras HDV, duas miniDV, uma equipe de sete pessoas, todas com menos de 30 anos (além de profissionais do Goorila, compartilhados com a TV).

(...)

Box: Foco no local

Assim como as televisões regionais, começam a surgir na Internet as web TVs regionais. Com programas de interesse geral, mas foco em eventos, personalidades e assuntos de interesse locais, surgiu no final de outubro de 2008 a TV ABCD, voltado para o público do ABC paulista. A TV, montada com recursos da empresa Cash do Brasil, de call center, marketing e promoções, entre outros negócios, segue o modelo de tantas outras TVs online: é baseada em publicidade, parcerias para a produção e aluguel de espaços na grade, este último, a sua principal fonte de receita.

Prezados colegas, cometem essa notícia sob a perspectiva profissional, como ela pode impactar sua carreira e se já pensam algo a respeito.

7 comentários:

  1. A TV Kajuru é outro exemplo de sucesso. O jornalista Jorge Kajuru, cansou de assinar demissões por não poder falar tudo que pensava perante as câmeras e resolveu montar a sua própria TV. Anônimos também fazem o mesmo, e com certeza, novos talentos serão descobertos, e quem sabe, seduzidos pela grande mídia.

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  2. A Internet é um excelente veículo para quem quer se expressar ou soltar a imaginação. O problema e ser visto ou ouvido. Na cauda longa da Internet, muito conteúdo é produzido para poucos verem. Com isso, para haver interesse comercial é necessário um árduo trabalho e contar com a sorte de cair no gosto do povo. Sem interesse comercial, não há ganho para o jornalismo.

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  3. Com essas TVs pela internet, as chances de fazer parte desse meio são maiores, pois elas funcionam como experiência. Mas dependendo de qual TV for trabalhar, é melhor nem mencionar no currículo. O que mais importa é o conteúdo que cada uma divulga.

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  4. As TVs on-line, hoje proporcionam novas chances no mercado de trabalho. É um conteúdo feito muitas vezes para o público mais jovem, usando se o bom talento e indo além de suas imaginações. Creio eu, que a TV on-line, não é o suficiente para um bom profissional, que tem como objetivo atingir a um público diversificado.

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  5. As Tvs online são mais uma opção para o profissional de comunicação. A grande vantagem desse tipo de mercado é que o processo de produção é feito com mais liberdade do que em uma Tv convencional, já que questões como público alvo, audiência e publicidade são tratadas de maneira mais "light".

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  6. Realmente as TVs on-line é amis uma porta para os novos proficionais da comunicação. Principalmente quando o assunto é internet, pois é nela que está surgindo novos espaços. É claro que temos que observar qual conteudo é passado nesse tipo de TV. Mais é uma boa oportunidade.
    Ass: Itaiana

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  7. A internet sem dúvida é uma ferramenta muito importante para o profissional de comunicação. Além de ser um meio mais em conta ainda oferece um grande mercado de trabalho. Porém para se destacar o conteudo deve ser de qualidade e relevante.

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