segunda-feira, 25 de maio de 2009

Twitter pago de Marcelo Tas gera polêmica

Por Daniela Moreila - INFO Online - ebusiness - 20/03/2009 - 17h55

SÃO PAULO - A foto do jornalista Marcelo Tas estampou o caderno de negócios do Wall Street Journal na última quinta-feira (19/03). O motivo: uma iniciativa pioneira de patrocínio do seu perfil no Twitter pela Telefônica.

Um dos brasileiros mais populares no serviço de microbloging, Tas fechou um acordo de publicidade e dicas patrocinadas com a operadora espanhola no Brasil. A proposta é fomentar o uso de serviços que consumam mais banda para promover a internet por fibra ótica da Telefônica, chamada Xtreme.

Além de exibir um pequeno banner no perfil, durante um ano, Tas concordou em dar dicas patrocinadas - em média 20 por mês – para os seus seguidores.

Mas mais que orgulho do “produto nacional”, a ação idealizada pela agência digital iThink gerou polêmica na twitosfera. Seria a postura do jornalista aceitável ou estaria ele vendendo a sua opinião?

Diante do burburinho, Tas veio a público para esclarecer toda a história em seu blog. “Não tenho obrigação de ‘falar bem’, ‘vender’ ou mesmo fazer qualquer menção ao serviço da Telefônica”, defendeu o jornalista. As dicas em questão, sobre as quais a Telefônica ou a iThing não terão qualquer ingerência, serão identificadas pela tag #xtreme para diferenciá-las do restante do conteúdo editorial, ele acrescentou.

“Trabalho e sou remunerado pelo meu trabalho desde os 15 anos de idade. Ainda não encontrei outra forma melhor de ganhar a vida a não ser essa de trocar o meu farto suor e relativo talento por algum dinheiro. Quem se importar com isso, não precisa me seguir. Afinal, não sou novela, ok?”, ele provocou.

Segundo Marcelo Trípoli, CEO da iThink, a polêmica em torno da iniciativa era esperada. “Tudo que é novo e envolve mídia social tem um risco”, diz o publicitário. Ele defende ainda que ao vir a público e colocar os pingos nos “is”, Tas colocou um ponto final rápido e certeiro na polêmica.

Há controvérsias. Entre os mais de 150 comentários no post em que o jornalista explica o acordo com a Telefônica há inúmeros elogios, sem dúvida. Na verdade, a maior parte das manifestações é de fãs que acreditam que o patrocínio atesta a competência e credibilidade do jornalista e que ele tem o direito de ser remunerado pelo seu trabalho.

Mas há também muita gente que condena a iniciativa. Leitores que chamam Tas de vendido, que questionam a isenção das dicas e que o criticam por associar seu nome a uma das marcas mais “odiadas” do País. Alguns ameaçaram deixar de seguir o perfil do comunicador.

O fato é que mesmo com toda a controvérsia, o saldo por enquanto parece ser positivo. O número de seguidores de Tas no Twitter subiu algumas centenas desde então, de pouco mais de 18 mil para mais de 19,4 mil.

A moda pode pegar. Já existe até uma agência nos Estados Unidos, a Twittad, que coloca em contato as celebridades do Twitter com potenciais anunciantes.

Você toparia seguir um Twiiter patrocinado? Deixe sua opinião.

Bem, colegas, além da sua opinião sobre a pergunta da jornalista, quero saber a de vocês sobre mercado de trabalho e suas implicações.

7 comentários:

  1. Infelizmente, hoje entramos em qualquer site e nos deparamos com aquela enxurrada de propagandas. O próprio orkut é exemplo disso. No nosso perfil, aparecem diversas propagandas e não temos a opção de tirá-las. Estaríamos vendendo a nossa imagem também?? Concordo com o Tas... Toda forma digna de ganhar dinheiro é válida... Twitter não é novela, não é diário e não é fã clube. Twitter é uma ferramenta de comunicação... e a publicidade faz parte dela.

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  2. Não vejo problema nemhum em seguir um twitter patrocinado! Eu toparia! Hoje o mercado esta muito diversificado e as propagandas tem sido a arma do negócio. Como diz o Henrique,ao entrarmos em qualquer site deparamos com chuvas de propagandas. E o Tas tem toda razão... É uma forma digna de ganhar dinheiro e o Twitter não é uma novela e sim uma rede social.

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  3. Claro que seguiria um twitter patrocinado. Aposto que, se a idéia fosse daqueles que são contra e estivessem ganhando muito dinheiro, provavelmente estariam rindo a beça. Pois, a inveja reina entre os seres humanos. Principalmente quando o assunto é profissão e de comunicação. E a comunicação está expandindo cada vez mais, e noticias são bombardeadas a todas as partes quando se trata de internet. O twitter é apenas mais uma opção de passar mais informações, ou seja, mais uma ferramenta da comunicação que vem crescendo a cada dia.

    Ass:Itaiana

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  4. É o que o Henrique disse, o Twitter é uma ferramenta para comunicação e como em todas as outras, quem participa está sujeito à este tipo de abordagem. Não teria problema nenhum em seguir um perfil patrocinado, dependendo da forma que isso aconteça, claro.

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  5. Eu seguiria um twitter patrocinado. Na verdade, eu já sigo. Não vi nenhum problema no Tas escrever posts patrocinados. Pessoas famosas podem usar a popularidade que elas possuem sobre a população e ganhar dinheiro com isso. Ainda mais o Twitter, que é praticamente uma página pessoal, e qualquer pessoa pode linkar quem quiser. Ganhando dinheiro com isso ou não.

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  6. Desde que o conteúdo do Twitter do patrocinado não seja influenciado apenas por seu patrocínio, não vejo problema em associar uma imagem a um produto no qual a pessoa tenha confiança. Não vejo problema ético e nem considero Marcelo Tas um "vendido". Basta estar de acordo com os valores passados por aquela empresa.

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  7. Eu seguiria um twitter patrocinado. Não entendi o porque da tempestade... Tas foi inteligente e acabou unindo o últil ao agradável. E como ele mesmo disse toda forma de ganhar dinheiro é válida! Como a Márcia disse o que não pode acontecer é que o twitter do Tas seja influenciado apenas por seu patrocinio.

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