quarta-feira, 22 de abril de 2009

Globo prepara telejornal só para celular

Por Daniel Castro - Folha de S. Paulo - Ilustrada - 03/04/2009

A Globo vai testar no segundo semestre a produção e transmissão de telejornais exclusivos para telefones celulares. A novidade será anunciada na próxima quarta-feira, em São Paulo, pelo diretor da Central Globo de Jornalismo, Carlos Henrique Schroder, na apresentação para a imprensa da programação de 2009.

Schroder falará dos investimentos que a Globo vem fazendo em conteúdos jornalísticos para novas plataformas, o que inclui também internet.

As novas mídias entraram em 2008 na lista de prioridades da Globo. Em mensagem ao mercado financeiro, na semana passada, Roberto Irineu Marinho, presidente do grupo, ressaltou que "a evolução tecnológica da indústria de comunicação está criando novas oportunidades de participação, interatividade e de escolha do público sobre que conteúdos consumir, como e quando fazê-lo", conforme informou o noticiário especializado "Tela Viva".

No encontro com a imprensa, várias áreas da Globo apresentarão inovações. A divisão de engenharia mostrará softwares de efeitos especiais, como os que permitem "colar" o rosto de um ator no de um dublê em cenas de surfe.

O evento também marcará a "estreia" de Manoel Martins, diretor-geral de entretenimento (responsável por toda a produção artística) desde meados de 2008. Pela primeira vez, ele falará à imprensa.

Colegas, o que pensam sobre o assunto?

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A Rede Globo, a mais monopolizadora que eu conheço, busca ganhar mais um mercado. Entretanto, temos algumas empresas, como a OI, que já possuem conteúdo "televisivo" disponíveis nos celulares. Temos que reconhecer que a Globo não entra em nenhuma jogada para perder, então podemos esperar um conteúdo de excelente qualidade e que terá uma grande aceitação.

    Não me surpreenderá, se a manchete da próxima matéria for: "Rede Globo lançará um programa nas 'Televisões de Cachorro' em todas as padarias do Brasil". Tirando os devidos exageros, é mais ou menos nessa velocidade que as coisas andam.

    ResponderExcluir
  3. A Globo começar a produzir conteúdo exclusivo para celular é algo que já era esperado por mim. Sendo o canal mais popular e bem sucedido do Brasil, ela tem potencial de criar um conteúdo inovador e com qualidade para o celular e qualquer outro meio de comunicação.

    Eu acho que a Globo está certa em investir tempo em dinheiro com inovações tecnológicas para o seu público.
    (Juliane Schlosser)

    ResponderExcluir
  4. Também não me surpreende a Rede Globo estar investindo em conteúdo para novas tecnologias. Apesar da fama de conservadora, a emissora sempre tenta investir no melhor e mais moderno para sua programação.

    E o fato é que os dispositivos móveis já são uma realidade tanto na produção quanto na distribuição destes conteúdos.

    ResponderExcluir
  5. O celular é o grande aparelho de convergência de mídias. O "horário nobre" para a transmissão de um telejornal seria o de rush, onde grande parte das pessoas estaria em um meio de transporte coletivo "assistindo" ao seu celular e opinando em sua programação. Seria um modo de transformar um horário ocioso e cansativo em informativo e interativo.

    ResponderExcluir
  6. Por ser uma tecnologia móvel, onde a pessoa tem mais facilidade em se conectar com o mundo estava demorando a Globo investir em mais este artifício para conquistar mais espaço. È uma maneira de trazer entretenimento, informação e prender o publico em sua programação.
    Mas será que este investimento será somente para a classe, mais elevado ou poderá ser usufruída por classes menos privilegiadas?

    ResponderExcluir
  7. Já era de se esperar que mais cedo ou mais tarde a Globo passaria a produzir seus conteudos atraves da telefonia movel. Com isso as pessoas vão poder acompanhar a programação e se informar de qualquer lugar. Resta saber como a Luciana questionou se essa nova tecnologia estará disponivel a todos...
    Mas de qualquer forma só tem a acrescentar.

    ResponderExcluir
  8. Como sempre a Rede Globo,inovando e buscando interatividade e a tecnologia cada vez mais avançada. E a Globo tem potencial para isso! Essa tecnologia móvel, facilitará o acesso ao público,pois em qualquer lugar teremos acesso a programação desejada.Tomara que todos tenham acesso a essa nova tecnologia!

    ResponderExcluir
  9. Qualquer pessoa hoje tem um celular. Com isso, a proposta da Rede Globo é benefica. Principalmente para aqueles que estão dentro do onibus e podem assistir um programa desejado. E mantendo assim, atualizado atravez de um simples celular que cabe dentro do nossso bolso.
    Essa interatividade é bacana. E espero que nós futuros jornalistas ainda teremos o prezer de poder fazer parte deste trabalho.

    Ass: Itaiana

    ResponderExcluir