terça-feira, 31 de maio de 2011

Jornal Sensasionalista: um jornal isento de verdade



Prezadas e Prezados, deixem seus comentários.

19 comentários:

  1. Não vejo o jornal como sensacionalista mas sim um jornalismo com humor, durante a exibição do telejornal percebo que os apresentadores por mais sério que se apresentem as matérias não compoêm ao corpo sensacionalista.
    Pelo que entendo mídia sensacionalista expõe programas e jornais em que divulgam-se a violência, revelam-se bandidos e o erro dos outros em troca de audiência, e não simplemente matérias engraçadas.

    ResponderExcluir
  2. O vídeo acima é uma sátira que mostra o que está gritando na “TV VERDADE URGENTE” brasileira.
    Jogar com os sentimentos, exagerar nos fatos, criar polêmicas, massificar ideias e deturpar a realidade são só alguns mecanismos mostrados no vídeo que fazem parte do formato do jornalismo sensacionalista brasileiro.
    E o pior, o público adora! E tem um monte de estudante que acha que isso ainda é legal...
    Esse jornalista sensacionalista vive de dualidades. De um lado é odiado por muitos e do outro é a fonte de informação de milhares de brasileiros. São telejornais e jornais impressos que vivem das audiências e vendagens de exemplares e, sabendo que muitas pessoas têm o sentimentalismo “à flor da pele”, aproveitam-se disso para persuadir e fazer da informação uma indústria financeira. O que reina nas terras do jornalismo sensacionalista é o agora, o imediatismo e a não isenção, e não há, a meu ver, barreiras éticas para se alcançar audiências e lucros.

    Um abraço a todos,
    João Paulo Costa Jr.

    ResponderExcluir
  3. Uma boa questão para se discutir: Até onde um programa aparentemente jornalístico pode ser na verdade de entretenimento? E a questão do humor crítico, que é muito bem empregada no jornal Sensacionalista (trabalhando casos políticos ou fanatismos religiosos, por exemplo) , não ajuda o público a formar uma consciência crítica sobre certos assuntos da sociedade? Isso não é uma função dos comunicadores?
    Boas perguntas. Gosto deste tipo de humor crítico e acho que ele tem o poder de deixar as pessoas mais inteligentes e forma opinião, ao contrário de vários outros programas da nossa televisão que se dizem humorísticos, mas só conseguem audiência por causa das mulheres peladas que integram os quadros ou das apresentadoras gostosas, rs... Bem, é isso.

    Danielle Gláucia 5º Período de Jornalismo

    ResponderExcluir
  4. Esse tipo de "jornal" já não é de hoje que aparecem por ai.. primeiro o casal no TV Pirata.. depois o "furo MTV", agora o "Sensacionalista" e por aí vai. Acho interessante a forma como satirizam os telejornais usando de uma criatividade extrema.

    ResponderExcluir
  5. Acho bacana a proposta de trollar com o famoso jornal de bancada. Claro que a ideia não é original , mas as reportagens exibidas usam formulas clássicas do jornalismo. É um jornal de humor mas as materias são muito bem produzidas. Usando as linguagens da narrativa tradicional do jornalismo. São novos modelos de entretenimento que surgem, isso é bom para o mercado

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante a proposta do jornal, mas o que mais me despertou atenção foi a maneira séria com que os apresentadores e repoteres transmitem as noticias. Percebe-se que houve uma preocupação com produção e qualidade, tornando o jornal não algo sensacionalista, mas sim um divertido programa de entretenimento e humor.
    Vale resslatar que ele pode ser encarado como uma critica aos telejornais atuais, que possuem realmente, a intenção sensacionalista em suas produções.

    ResponderExcluir
  7. ANA LUCIA FIGUEIREDO1 de junho de 2011 às 07:14

    Os brasileiros gostam muito do mundo divertido. Este modelo veio trazer novas chances para o riso. No entanto servirá para uma séria reflexão a respeito do jornalismo de hoje, o que é verdade e mentira. Eu aprecio a criatividade que veio inovar a comunicação feita para brincar. A televisão precisa mudar a cara e está mudando. Gostei!

    ResponderExcluir
  8. Muito divertido e o mais imprescionante é que todas as técnicas que aprendemos no curso eles utilizam neste tipo de jornal que na verdade encaro como um programa humorístico. É válido assistir pelo bom humor como ja comentei e para percebermos o enquadramento das câmeras a entonação das vozes dos apresentadores e sobretudo a postura dos reporteres. Muito mas muito bom o video inclusive o professor Claudio passou o video em sala e foi uma diversão só pois além de aprendermos um pouco mais sobre tv aprendemos com uma pitada de humor.
    Verônica Alves da Cruz Silveira

    ResponderExcluir
  9. Bom, bacana a proposta. Acho que esse tipo de montagem, mais que fazer rir, nos faz (jornalistas) "ver" o formato que nós mesmos criamos, produzimos e por que não, consumimos. A meu ver, o vídeo propõe uma reflexão sobre o que pode ser notícia dentro do formato do que a TV brasileira produz. É notável que qualquer coisa pode ser notícia e que o papel de avaliar, creditar e se nortear pelo que está sendo noticiado, fica à cargo de quem vê. Por que é estranho uma matéria como a que diz que água causa câncer mas há outras matérias tão "manipuladas" quanto, que são oferecidas como fiéis aos fatos.

    Apelação para o sensacionalismo, como é visto em alguns telejornais, é tão pernicioso quanto a "ridicularização" da notícia de humor, mas é mais fácil "reprovar" o humor.

    Nelio Souto

    ResponderExcluir
  10. Acho interessante este formado.Se você tiver zapeando os canais e parar no "sensacionalisa" vai achar que é verdade. Se não me engano, os próprios apresentadores são formados.Acho isso um alerta para mostrar o nível de qualidade de informação que muitos jornais estão produzindo. Aproveito para fazer uma propaganda básica. Uma entrevista que eu fiz com um dos criadores do site

    http://f5labdigital.wordpress.com/2010/06/02/um-jornal-isento-de-verdade/

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei muito, não acho que se diferencie tanto dos perfis de outros jornais o formato é o mesmo. Gosto da satira empregada no conteúdo.

    ResponderExcluir
  12. Com muito humor o JS nos chama atenção para um problema do jornalismo.Encorporar e enfeitar a notícia para alcançar audiência.Daí a responsabilidade de tratar assunto sério como deve ser. Gostei da maneira como é feita a crítíca aos exageros jornalísticos.

    ResponderExcluir
  13. A quem for apresentado o jornal pela primeira vez pode até duvidar da intensidade das brincadeiras. Podendo até acreditar nas notícias reportadas. Tamanha são a criatividade e a seriedade com que os apresentadores e reportes encaram o jornalismo sensacionalista.
    Arte, música, câmera, iluminação e outros requisitos, são bem executados, muitos outros jornais televisivos, que se julgam sérios, ficam bem aquém nas qualidades desse jornal.
    Passarei a ser seguidor.
    Paulo Henrique Lopes.

    ResponderExcluir
  14. Bruna Luiza

    Gostei muito da proposta deste jornal. Uma forma divertida de passar a informação para o telespectador e ao mesmo tempo mostra o quanto é importante fazer a apuração (trabalho de campo)para divulgar as notícias.

    ResponderExcluir
  15. Izabela Pacheco

    Uma satira muito bacana do jornalismo sensacionalista, o telejornal traz uma critica bem humorada a esse estilo que faz tanto sucesso no Brasil, esse jornal é bom para nós estudantes refletir sobre esse mercado. Achei a produção do jornal muito bem feita e os apresentadores usando as tecnicas de ancoras de telejornal e com uma postura bem bacana.

    ResponderExcluir
  16. Achei a ideia do Jornal Sensacionalista fantástica. Com pautas e matérias inusitadas. Em minha opinião, o jornal se enquadra mais no lado humorístico, do quê no lado sensacionalista.

    São matérias que fogem do natural e trazem diversão e entretenimento ao público. Uma ótima e excelente estratégia, com imensa criatividade!

    Priscila Braga

    ResponderExcluir
  17. Tinha visto este video antes e acho interessante a proposta. Não diferencia muito de alguns programas, vejo criatividade e uma forma de se chamar a atenção do público. A maneira que os apresentadores se expressam, da a entender que é super profissional, ou seja, esta é a proposta.

    Apenas divertido.

    Raphael Jota

    ResponderExcluir
  18. Tenho o habito de sentar em frete a TV e mudar varias vezes de canal foi assim que “descobri” o Jornal Sensacionalista, mas a principio parecia um conteúdo informativo com qualquer outro. Acredito que esse seja o grande diferencial do programa porque ele consegue prender as pessoas por ser “informativo”, depois alguns minutos assistindo você percebe que as noticias são falsas.

    Iara Fonseca

    ResponderExcluir
  19. Este vídeo não está mais disponível pois a conta do YouTube associada a ele foi encerrada.

    ResponderExcluir