quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Conferência Nacional acontece de 1 a 3 de dezembro

Por Samuel Possebon - Tela Viva News - terça-feira, 03 de Fevereiro de 2009, 19h53 - www.telaviva.com.br

A Conferência Nacional de Comunicação (CNC) deve acontecer entre os dias 1 a 3 de dezembro, coincidindo com a data de aniversário da TV digital, da TV pública e com com o evento preparatório da Conferência. Todos aconteceram em um 2 de dezembro. Segundo o consultor jurídico do Ministério das Comunicações, a ideia da CNC é que sejam debatidos todos os temas do setor, e não apenas radiodifusão. "A proposta é que a pauta de discussão aborde TV, rádio, TV por assinatura, jornais, Internet, telecomunicações e novas tecnologias", diz o consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, que está envolvido diretamente na organização do evento. As conferências são encontros de interlocução entre governo e sociedade civil e que têm como característica produzir resultados que tendem a ser levados em conta na elaboração de políticas públicas. No caso da Conferência Nacional de Comunicação, existe ainda uma discussão sobre a abrangência dos debates, se ficariam restritos ao âmbito público ou se o mercado privado também estaria no foco. Mas a tendência, segundo Bechara, é que todos os temas sejam tratados.

Colegas, procurem saber mais sobre o assunto e dêem sua opinião.
(aproveitem e cadastrem-se no site, gratuitamente, para receber notícias diárias do nosso segmento)

6 comentários:

  1. ["Comunicações: meios para a construção de direitos e de cidadania" foi o tema sugerido pelas entidades e pelos demais representantes da comissão Pró-Conferência. Há um receio por parte das organizações de que o tema esteja focado em algum aspecto específico do setor e exclua o debate sobre problemas antigos e estruturais.] - Informações retiradas do site: http://www.proconferencia.com.br/documentos.cfm?categoria=3&conteudo=157

    ____________

    Acho muito importante esse tipo de conferência. A convergência digital é um fenômeno que cresce cada dia mais, e é papel do governo tomar medidas que não excluam, mais uma vez, a base da pirâmide social, como foi no advento da internet. Se grande parte da população acompanhar esse novo ritmo e essa "nova comunicação", o país sofrerá muito menos no futuro, pois não terá necessidade de ter gastos com programas contra a exclusão digital.

    Se o pensamento ainda for, "manter a ordem" com a desinformação, a conferência não fará sentido. Vamos aguardar e conferir se os interesses realmente estão voltados para a grande maioria, ou se continuaremos com pensamento de país colônia.

    ResponderExcluir
  2. No meu ponto de vista essa conferência é fundamental. Além de estar relacionada a qualidade dos programas de rádio, TV e da imprensa em geral atraves dela questionamentos poderão ser feitos buscando uma solução coerente a partir dos interesses públicos.

    ResponderExcluir
  3. (Juliane Schlosser)
    Eu acho que essa conferência pode ser útil para debater o futuro do jornal. Ele é o meio de comunicação que está correndo o maior risco de desaparecer com todos esses outros meios que dão notícia mais rápidas e cada vez mais profundas e elaboradas.

    E eu acho que tanto a TV pública e privada tinham que fazer parte dos debates. A TV privada atinge bastante parte da população e eles tem q saber o que está acontecendo no meio.

    ResponderExcluir
  4. É muito importante que o Governo Federal promova discussão, de todas as partes interessadas, de assuntos como concessões públicas, comunicação comunitária, marco regulatório, publicidade oficial, controle social da mídia e direito humano à comunicação.
    A conferência será importante para dizer SIM à liberdade de expressão e NÃO ao monopólio de grandes empresas.

    ResponderExcluir
  5. Para mim essa conferência é importante, em se tratando da "construção de direitos e de cidadania". Já que estamos referindo ao destino do jornal, o que tem preocupando a todos, pois a cada dia preferimos notícias mais rápidas e de qualidade.

    ResponderExcluir
  6. Debater todos os temas relacionados à comunicação é bom não so para quem está diretamente ligado a ela. Mas também para aqueles que têm a comunicação como uma informação ou até mesmo uma distração, nos programas de radio e tv.
    E ao que parece essa conferência abre caminhos para uma nova era da comunicação interligada. Dando liberdade tanto para uma tv publica quanto para uma privada.Obtendo assim, novos caminhos.
    Ass: Itaiana Costa

    ResponderExcluir